Viagora

Teresina tem baixa procura de vacinas para crianças com comorbidades

Segundo a coordenadora da vacina em Teresina, Emanuelle Dias, até o momento poucas vagas foram preenchidas.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que o agendamento para a vacinação contra a covid-19 de crianças de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias), com comorbidades, continua aberto.

Segundo a coordenadora da vacina em Teresina, Emanuelle Dias, até o momento poucas vagas foram preenchidas. “É importante que os pais ou responsáveis façam o agendamento e levem as crianças para serem vacinadas. A vacina previne a doença e evita as formas mais graves e que pode até levar à morte”, alerta a coordenadora.

Emanuelle também informa sobre quais documentos são necessários para que a criança seja vacinada. De acordo com Emanuelle, é necessário o CPF ou Cartão do SUS, Cartão de Vacina e um laudo ou prescrição médica descrevendo a comorbidade entre as incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19. “Também lembramos que, no momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis”, diz a coordenadora.

Segundo a FMS, o imunizante utilizado é da fabricante Pfizer, na versão infantil, em um esquema que contempla três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, já a terceira dose, com pelo menos oito semanas após a segunda dose.

Para ter acesso à vacina, os pais devem marcar dia e hora previamente no site Vacina Já, da Fundação Municipal da Saúde.

Facebook
Veja também