Regina Sousa visita obras no Centro da Paz no Mocambinho
Segundo o Governo, , o projeto é inspirado na experiência de Medellin, cidade da Colômbia que sofria com altos índices de criminalidade.
Nessa sexta-feira (7), a governadora Regina Sousa visitou as obras da Unidade Escolar Desembargador Pedro Conde, no bairro Mocambinho. A escola será transformada num grande centro de convivência que envolverá educação, saúde, atividades esportivas, oferta de serviços diversos, entre outras coisas. O Centro de Paz é uma experiência piloto no Piauí, que visa promover uma maior aproximação do Estado com a população, com o objetivo de combater a violência. A escola funcionará nos 3 turnos de portas abertas para a comunidade.
Para a governadora, o centro visa acolher a comunidade de todas as faixas etárias, do idoso à criança. “É um centro que deve funcionar até meia-noite, para acolher todos que venham, do idoso à criança. Vamos oferecer serviços públicos e toda uma estrutura de lazer, cultura, com dança, capoeira e esporte. A quadra se configurará num grande centro esportivo para a juventude e adultos, para descobrir talentos. Ainda pensamos em fazer aqui uma pista de skate. É um acréscimo e vamos deixar pronto o projeto.”, destacou.
Conforme o Governador do Estado, o projeto é inspirado na experiência de Medellin, cidade da Colômbia que sofria com altos índices de criminalidade. A oferta dos chamados Centros de Paz, provocaram uma queda brusca na violência, transformando o lugar numa referência pacífica, depois da criação de equipamentos públicos para a população mais pobre.
Segundo Elen Gera, secretário da Educação, serão oferecidos cursos rápidos de qualificação profissional. “Teremos atendimento de educação profissional, voltado a cursos rápidos de qualificação profissional para o cidadão ser inserido no mercado de trabalho. Teremos parcerias com a Sasc, Sejus, para que a gente possa fazer o atendimento social, tirar dúvidas sobre como tirar uma carteira de identidade, dúvidas sobre programas sociais que os governos estadual e federal têm à disposição. Uma grande oferta de serviços”, informou.
De acordo com o Governo do Piauí, está sendo investindo na requalificação de outro espaço na zona sul de Teresina, com a mesma finalidade. O antigo Centro Social Urbano (CSU) do Parque Piauí, está passando por reforma para se tornar também um espaço de convivência com oferta de lazer e serviços. O projeto prevê entre outras coisas, a reativação da piscina e de uma escola circense, opções que tiveram grande aceitação no passado quando o CSU funcionava. O espaço deve ser inaugurado em novembro.
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir