Variola dos Macacos: sobe para 15 o número de casos confirmados no Piauí
De acordo com o secretário de Saúde, Neris Júnior, equipes da Sesapi estão orientando os municípios sobre a importância da coleta de material infectado e acompanhamento de pacientes suspeitos.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou através do Boletim Epidemiológico que o Piauí apresentou cinco novos casos confirmados de varíola dos macacos ou varíola dos roedores, totalizando agora 15 casos da doença.
De acordo com a Sesapi, os cinco novos casos são de pacientes teresinenses, que ao todo somam 13. Os municípios de Batalha e Parnaíba registraram um caso cada. Do total geral, 10 dos 15 casos foram diagnosticados em jovens com idades 20 a 29 anos, com boa parte sendo do sexo masculino.
Conforme a Secretaria, boa parcela dos pacientes que apresentaram a varíola dos roedores reside na região conhecida como “Entre Rios”, que abriga a capital Teresina.
A Sesapi aponta que 148 casos foram notificados, e 54 destes casos estão em suspeita. 69 foram descartados e 15 confirmados com o vírus monkeypox.
Segundo a coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, o Piauí está realizando monitoramento constante acerca de casos da doença. “Chamamos a atenção para que os municípios diante de um caso clínico notifiquem os casos para que sejam investigados, confirmados ou descartados. A confirmação é feita através da coleta de exames para fechamento do diagnóstico. Os casos não são encerrados com diagnósticos clínicos, porque a patologia se assemelha a varicela. Daí a necessidade de se ter a confirmação pelo exame laboratorial”, disse Amélia.
O secretário de Saúde, Neris Junior, pontuou que o Piauí está em alerta para que casos sejam diagnosticados precocemente, para que varíola não se espalhe ainda mais. “Estamos atentos e orientando sempre os municípios, sobre a importância da coleta do material e acompanhamento dos pacientes suspeitos, com isolamento, até a confirmação do caso”, explicou Neris Júnior.
Teresina
Piauí
Varíola dos macacos
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Néris Junior
-
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado. -
Hospital Infantil Lucídio Portella vira referência nacional no tratamento da AME
O hospital foi o primeiro do país a administrar o Zolgensma pelo SUS, garantindo acesso a terapia de alto custo.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir