FMS realiza capacitação sobre sífilis em maternidades de Teresina
Segundo a FMS, as ações que seguem até a próxima sexta-feira (21), visam qualificar os profissionais da área da saúde, além de intensificar os exames de sífilis em profissionais, gestantes, bebês.
Nesta segunda-feira (17), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou a capacitação de profissionais que atuam nas maternidades de Teresina. As atividades são referentes ao Outubro Verde que alerta sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
De acordo com a FMS, as ações que seguem até a próxima sexta-feira (21), visam qualificar os profissionais da área da saúde, além de intensificar os exames de sífilis em profissionais, gestantes, bebês e parceiros.

A primeira capacitação foi realizada na Maternidade do Promorar, já nesta próxima terça-feira (18), a atividade acontecerá na Maternidade Wall Ferraz (Dirceu), às 10h, com apresentação dos indicadores sobre sífilis em gestante e congênita.
Ainda segundo a FMS, a programação segue das 10h30 às 12h com a realização de testes rápidos de sífilis em profissionais. Já das 14h30 às 15h20 será promovida uma roda de conversa que tem como tema: “Tira Dúvidas sobre Sífilis Materna e Congênita”; e das 15h30 às 16h30 serão realizados testes rápidos de sífilis em gestantes e parceiros.
A Maternidade do Satélite também será contemplada com vastas atividades no dia 20 de outubro, que se iniciam das 9h30 às 10h20, com a palestra sobre sífilis e das 10h30 às 11h acontecerá outra palestra desta vez sobre notificação de sífilis em gestante e congênita/ fluxos da maternidade, por fim das 11h às 11h30 sobre notificação de sífilis adquirida.
Ao final da programação, a ação do dia 21 ocorrerão das 9h30 às 10h20 com apresentação de indicadores da maternidade e palestra sobre Sífilis em gestante e congênita, na Maternidade do Buenos Aires. Também pela manhã haverá distribuição de lembranças aos participantes e ao longo da semana os profissionais da unidade irão dar orientações sobre a doença para gestantes e parceiros.
-
UMS de Francinópolis amplia serviços à população da região Centro-Sul
Com investimento de R$696 mil, UMS Pedro Lopes oferece médicos 24h, exames laboratoriais e acesso à rede de especialistas via telemedicina -
Sesapi reforça combate ao mosquito da dengue após aumento de casos no Piauí
Com apoio técnico e envio de insumos, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica ações em municípios com maior incidência de dengue e outras arboviroses. -
Hospital Infantil de Teresina faz cirurgias no fim de semana para reduzir filas
A unidade mantém duas salas cirúrgicas em funcionamento aos sábados e aos domingos para ampliar atendimentos e acelerar cirurgias pediátricas -
Piauí Saúde Digital facilita acesso a atendimento especializado em Eliseu Martins
O serviço já contabiliza 302 atendimentos e tem evitado o deslocamento de pacientes para outras cidades. -
Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir