Pacientes protestam contra falta de medicamentos na Farmácia do Povo
Segundo as entidades que nomearam o ato de “Unidos Pela Vida”, o objetivo é reivindicar a falta de medicamentos essenciais para os pacientes.
Na manhã desta quinta-feira (16), seis entidades que representam pacientes com doenças crônicas e imunossupressão, realizaram um protesto em frente à Farmácia do Povo para reivindicar medicamentos que estão em falta na cidade de Teresina.
Segundo as entidades que nomearam o ato de “Unidos Pela Vida”, o objetivo é reivindicar o direito de pacientes que recebem medicamentos essenciais para viver, mas mesmo com muitas cobranças da Secretaria de Saúde, a situação ainda não foi resolvida.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Manifestação na Farmácia do Povo
Em entrevista ao Viagora, a presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), Jeane Melo explicou que 15 dos 19 medicamentos essenciais para pacientes diabéticos estão em falta na farmácia.
“A situação da farmácia é precária, 15 dos 19 medicamentos para pessoas com diabetes estão em falta. Esses medicamentos são o oxigênio de cada paciente, eles dependem disso para viver”, disse.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Jeane Melo, presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí
A presidente afirmou ainda que a falta de medicamentos é recorrente no local desde antes da pandemia da Covid-19. “Essa falta já é recorrente. Não é porque existe a pandemia que está faltando remédios. Tem sempre uma falta e há um excesso de desculpas e justificativas. É absurdo que um medicamento tão essencial esteja em falta há um ano”, ressaltou.
De acordo com Jeane Melo, as entidades já tiveram vários diálogos com o secretário de Saúde, Florentino Neto, com a diretoria da farmácia e com o Ministério Público, mas nada foi resolvido e que agora é o momento de falar com o governador Wellington Dias.
“Já conversamos com o secretário de Saúde e nada foi resolvido, há muito existe diálogos, inclusive no Ministério Público, com a diretoria da farmácia, com a vice-governadora e agora é o momento de falar com o governador”, disse.
Conforme a vice-presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, Francisca Nunes, um dos medicamentos importantes para o paciente renal crônico já está em falta há mais de cinco meses.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Francisca Nunes, vice-presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí
“Já estamos há mais de cinco meses com a falta do Sacarato de Hidróxido Férrico, um medicamento muito importante na vida do paciente renal crônico e aqui a desculpa que eles dão é que não tem e que é o fornecedor”, disse.
Francisca Nunes ressaltou ainda que alguns pacientes conseguem comprar o medicamento em outras farmácias, mas outros não tem condições. “Muitos pacientes estão comprando o medicamento em algumas farmácias que vendem e outros não tem condição de comprar, mas também enfrentam dificuldades até de encontrar”, afirmou.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Manifestação na Farmácia do povo
Gabriela Noronha, presidente da Associação Piauiense de Pré e Pós Transplantados disse à reportagem que no momento as medicações para esses pacientes não estão em falta, mas que é comum não ter na farmácia.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Gabriela Noronha
“Hoje essas medicações não estão em falta, mas recorrentemente elas estão em falta e a gente vem lutando justamente para que a situação não se banalize. E a gente recorre às autoridades, ao secretário de Saúde, a diretoria da farmácia e infelizmente só escuta que a situação será resolvida”, explicou.
Teresina
Piauí
Florentino Neto
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Governo do Piauí
Wellington Dias
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir