Ministério Público inspeciona Farmácia Central de Demerval Lobão
Segundo o órgão ministerial, a vistoria teve como objetivo verificar como ocorre a assistência farmacêutica no município.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Demerval Lobão e com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou uma visita técnica de forma virtual à Farmácia Central de Demerval Lobão com o objetivo de verificar como ocorre a assistência farmacêutica no município na última segunda-feira (03).
Segundo o MPPI, o trabalho aconteceu de forma virtual e contou com a participação, além dos integrantes do MPPI, de representantes do CRF (Conselho Regional de Farmácia), das Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual e do Conselho Municipal de Saúde de Demerval Lobão. Durante a inspeção, a equipe conheceu as instalações físicas da farmácia e a composição de profissionais que atuam na unidade.
Conforme o Ministério Público, ao final da vistoria ficou definido o prazo de 04 meses para o município de Demerval Lobão elaborar e aprovar pelo Conselho Municipal de Saúde da Relação Municipal De Medicamentos Essenciais (REMUME). Em 45 dias, deve ser implantado o Sistema Hórus no município, a ferramenta é disponibilizada pelo Ministério da Saúde para o controle de medicações.
- Foto: Divulgação/MPPIMPPI realiza inspeção na Farmácia Central de Demerval Lobão
Outra medida a ser executada consiste na adequação do espaço físico da Farmácia Central, para essa ação os gestores terão o prazo de 30 dias. Porém, de modo imediato, eles deverão organizar os medicamentos em prateleiras, sendo retirados do chão dentro de prazo de até 10 dias. Nessas duas ações, a gestão municipal deverá encaminhar à Promotoria de Justiça de Demerval Lobão fotos para comprovar o atendimento das solicitações.
Na oportunidade, a promotoria pediu ainda que os responsáveis pela assistência farmacêutica monitorem os medicamentos termolábeis, comprovando ao órgão ministerial as adequações para que esses tipos de medicamentos sejam armazenados a uma temperatura entre 2 a 8 graus. Já que são medicamentos sensíveis à ação da temperatura. O prazo estipulado para o atendimento dessa requisição do MPPI é de 10.
A visita foi coordenada pelos promotores de Justiça Rita de Cássia, titular da PJ de Demerval Lobão, e Jorge Luiz da Costa Pessoa, que auxilia a coordenação do CAODS. Participaram também os médicos do MPPI, Celso Pires Filho e Viviane Pompeo, os coordenadores da assistência farmacêutica de Demerval Lobão, Larissa Costa, e da atenção básica em saúde, Josenildo Cruz.
-
Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para a adesão de refis vai até dia 18 de dezembro de 2024 -
Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa. -
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural. -
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir