Motoristas de ônibus farão greve a partir da próxima segunda em Teresina
Segundo a categoria, a greve será por tempo indeterminado enquanto o Setut não atender as reivindicações dos trabalhadores, como o pagamento integral dos salários, ticket e plano de saúde.
Após assembleia geral realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí (Sintetro) no último dia 26, motoristas e cobradores decidiram realizar uma greve geral no transporte público de Teresina por tempo indeterminado na próxima segunda-feira (08).
De acordo com o Sintetro, a categoria irá paralisar as atividades na capital até serem pagos os direitos exigidos pelo sindicato, como o ticket de alimentação, plano de saúde e o pagamento de forma integral do salário dos motoristas e cobradores. A categoria pede ainda o avanço das negociações da convenção de Trabalho do ano de 2021.
- Foto: Luís Marcos/ Viagora
Paralisação dos ônibus em Teresina
Segundo o secretário de previdência e assistência social do Sintetro, Francisco Sousa, foram realizadas três negociações com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), porém não chegaram a nenhum acordo, e destaca que a proposta do Setut é reduzir em 50% o número de cobradores.
“Já foram feitas três mesas de negociações, e não se chegou a nenhum acordo, a proposta apresentada pelos empresários é de reduzir 50% dos cobradores, sendo ainda bem enfáticos que os mesmos não querem pagar o ticket alimentação, nem o plano de saúde. Uma outra proposta é que se o ônibus quebrar, as horas paradas não contarão como jornada, e as peças danificadas ou quebradas serão descontadas do salário dos trabalhadores. Na assembleia anterior ficou decidido que se o Setut não assinar a Convenção Coletiva de Trabalho de 2021, até dia 8 de fevereiro, entraríamos em greve por tempo indeterminado”, afirmou.
Na manhã desta segunda-feira (01), os motoristas e cobradores do Consócio Theresina realizaram uma paralisação reivindicando melhorias nos terminais e também devido a alguns funcionários teriam sido demitidos devido a paralização realizada na semana passada, segundo o Sintetro.
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir