Dr. Pessoa participa de solenidade do Programa Titula Brasil em Teresina
O programa tem como objetivo melhorar a eficiência a processos envolvendo regulamentação fundiária em assentos de reforma agrária nos munícipios.
Nesta quinta-feira (04), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) participou da solenidade de abertura da capacitação presencial do Programa Titula Brasil, que tem o intuito de melhorar a eficiência a processos envolvendo regulamentação fundiária em assentos de reforma agrária. O evento foi realizado no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Dr. Pessoa destacou que as famílias do Povoado Santa Teresa, zona rural da capital, serão as primeiras contempladas com a documentação necessária para a posse das propriedades até o início de 2022. O gestor municipal ainda disse que pretende visitar todas as regiões em seu mandato.
‘’Na minha programação de prefeito da capital de Teresina, até o fim de dezembro eu quero visitar todas os povoados, resolvendo os problemas muitas vezes simples, mas que nunca foram resolvidos'', disse o gestor.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Prefeito de Teresina, Dr Pessoa
Na ocasião o Superintendente Regional do Incra, Tiago Vasconcelos, destacou que a partir do Titula Brasil, o Incra consegue habilitar a regulamentação fundiária, dar treinamento de capacitação, além de abrir programas e sistemas do Incra.
‘’Eles poderão fazer dois tipos de trabalhos no município, ou trabalho de supervisão ocupacional, aquele que é feito vista para identificar quem realmente tem direito e atualizar a situação cadastral dessas famílias em áreas de assentamento ou podem fazer o trabalho topográfico, que são pré requisitos para a entrega de títulos definitivos'', explicou.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Thiago Vasconcelos, superintendente regional
De acordo com o superintendente, a Prefeitura fazendo essa parte, já agiliza em 90% aquilo que a instituição normativa exige, facilitando a entrega para os moradores das regiões. Tiago Vasconcelos pontua que no estado do Piauí existem assentamentos que estão há quase 30 anos sem que as famílias tenham o documento de propriedade.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Solenidade
Teresina é a primeira capital brasileira a realizar o programa de regulamentação fundiária e assentamentos agrários, de acordo com o Superintendente Regional do Incra.
-
Operação Parquet aplica R$ 4 milhões em multas por desmatamento ilegal no Piauí
A ação fiscalizou 12 propriedades rurais que totalizam cerca de 4 mil hectares de áreas desmatadas sem autorização. -
Estádio Lindolfo Monteiro passa por limpeza em Teresina
A ação prepara o espaço para receber próximos eventos esportivos em Teresina -
Vendedores da praça de alimentação do Shopping da Cidade reclamam de baixa nas vendas
O espaço reúne pequenos comerciantes que apostam em pratos típicos como panelada, sarapatel, dentro outros. -
Homem é condenado a 25 anos de prisão por matar esposa a facadas em Teresina
O acusado matou a vítima com 22 facadas em 2019 no bairro Socopo, na zona Leste de Teresina. -
Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir