Juiz determina adequação de funcionamento da Maternidade Wall Ferraz
De acordo com o MPPI, ficou determinado que a Fundação Municipal de Saúde, no prazo de 180 dias, regularize a execução de todas as medidas necessárias.
O Ministério Público do Piauí obteve sentença favorável em ação civil pública com pedido de tutela de urgência ajuizada contra a Fundação Municipal de Saúde de Teresina. O objetivo da ação é garantir a efetiva adequação na estrutura física, organização e funcionamento da Maternidade Wall Ferraz.
Segundo o órgão ministerial, após inspeção técnica realizada pela DIVISA (Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado), diversas irregularidades na maternidade foram constatadas. Diante de tais fatos, o MP requereu adequações para que a Maternidade Wall Ferraz tenha condições de qualidade e funcionamento exigíveis pela legislação, como reformas e ampliações dos setores de UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), UCINCO (Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais), UTI Neonatal, Ambulatório, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e Esterilização, Nutrição e Área Administrativa.
- Foto: Prefeitura Municipal de TeresinaMaternidade Wall Ferraz.
O promotor Eny Marcos Vieira Pontes da 29ª Promotoria de Justiça é o autor da ação.
Em contestação, a Fundação Municipal de Saúde argumentou que algumas providências estão sendo tomadas e ressaltou que o Poder Judiciário não pode executar políticas públicas, sob pena de intervir indevidamente em atribuições do Executivo. Na réplica, o Ministério Público reiterou os termos da petição inicial.
“Os serviços públicos devem ser prestados de forma adequada, de forma a atender o maior número de pessoas, mas se observa que a precária estrutura da Maternidade Wall Ferraz compromete o desempenho das funções”, ressaltou o juiz de Direito Aderson Antônio Brito Nogueira.
De acordo com o MPPI, ficou determinado que a Fundação Municipal de Saúde, no prazo de 180 dias, regularize a execução de todas as medidas necessárias para adequar a estrutura física e funcionamento da Maternidade Wall Ferraz à legislação pertinente, com o atendimento das recomendações feitas pelos órgãos fiscalizadores.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Fundação Municipal de Saúde - FMS
-
Polícia Civil prende suspeito de participação em latrocínio em Parnaíba
O cumprimento do mandado ocorreu nessa terça-feira (26), através por meio da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). -
Equatorial Serviços é alvo de inquérito na Procuradoria do Trabalho
O Viagora procurou a Equatorial Serviços que, através da assessoria de comunicação, emitiu nota de esclarecimento afirmando que ainda não foi notificada e, assim que tomar conhecimento, fará a defesa. -
Governo do Piauí promove mais uma etapa do CapacitIA
Os treinamentos iniciaram nessa segunda-feira (25), com servidores da Secretaria de Administração (SEAD). -
Rafael Fonteles celebra redução nas tarifas de energia no Piauí
De acordo com o chefe do executivo estadual, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Equatorial Piauí e o impacto será uma redução média de 4,58%. -
Imepi realiza monitoramento de radares no sul do Piauí
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do Imepi
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir