Centro de Saúde Lineu Araújo retoma consultas e exames em Teresina
Segundo a FMS, o Centro funciona com 30% de sua capacidade, seguindo a recomendação das autoridades de saúde.
A partir desta quarta-feira (12), o Centro de Saúde Lineu Araújo, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), retoma consultas e exames em 32 especialidades para atendimento de pacientes que já estavam agendados. Em julho, já havia ocorrido o retorno de oito especialidades.
Segundo a FMS, o Centro funciona com 30% de sua capacidade, seguindo a recomendação das autoridades de saúde. Os programas e entrega de medicamentos, todavia, permanecem sendo oferecidos no local desde o início da pandemia.
- Foto: Centro Lineu AraujoRetorno das atividades
De acordo com Manole de Moura, presidente da FMS, as consultas e exames ambulatoriais – procedimentos não considerados de urgência e emergência – estavam suspensos em decorrência da pandemia.
“Essa suspensão foi uma estratégia do Ministério da Saúde e das demais autoridades de saúde para conter a proliferação do Coronavírus. Porém, os pacientes com doenças crônicas permaneceram sendo acompanhados na Atenção Básica. Agora, iremos retornar o atendimento ambulatorial de forma gradual, planejada, organizada e segura para todos”, explica.
Uma equipe de funcionários do Centro Lineu Araújo está realizando ligações para que pacientes que já estavam agendados no sistema possam comparecer ao estabelecimento. “Reforçamos que o usuário só deve comparecer ao local após receber ligação telefônica na qual o funcionário dirá data e hora da consulta. Solicitamos que o paciente chegue no horário marcado, use máscara, respeite as recomendações de higiene e de distanciamento de 2 metros entre as pessoas”, afirma a diretora da unidade, Mariluce Ferreira.
A diretora ressalta ainda que o Centro Lineu Araújo está seguindo todos os protocolos higienicossanitários. “Instalamos pia nas entradas, disponibilizamos álcool em gel e distanciamos cadeiras. Além disso, os funcionários utilizam termômetro sem contato para medir temperatura dos pacientes que adentram na unidade. Eles estão utilizando os equipamentos de proteção individuais necessários ao atendimento que irão prestar no local. O nosso objetivo é garantir atendimento de excelência aos usuários do SUS”, destaca.
O Centro Lineu Araújo é um Ambulatório da FMS que possui 32 especialidades e realiza vários tipos de exames. Há ainda uma central de laudos e programas e serviços especiais mantidos no local, como o Centro de Atenção a Diabético, o Serviço Atenção Especializada para atender pessoas com AIDS/HIV, o Programa de Saúde Auditiva para dispensar aparelhos auditivos, o Programa para entrega de bolsas de colostomia e ostomia, o Programa de Parkinson e outros distúrbios de movimentos, o Programa da Dor e o Programa de Hormônio de Crescimento e Puberdade Precoce.
Há atendimento ambulatorial nas especialidades: Alergologia (doenças alérgicas), angiologia (tratamentos em vasos sanguíneos e linfáticos),assistência social, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia adulto e pediátrico, fisioterapia, gastrenterologia, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, nutrição, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e pediátrico, proctologia, psicologia, psicologia infantil, fonoaudiologia, psiquiatria, reumatologia, geriatria e urologia.
-
Heda instala novos berços para recém-nascidos no Centro Obstétrico em Parnaíba
Para a diretora-geral do HEDA, Wal França, além do conforto e segurança, os novos berços representam um acolhimento especial para os nossos recém-nascidos e suas famílias -
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir