Covid-19: Infectologistas não recomendam dexametasona em casos leves
No último dia 14 de junho, a Fundação Municipal de Saúde mudou o protocolo e passou a indicar o medicamento para tratamento de casos leves e moderados da doença.
No último dia 14 de junho, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel de Moura Neto, aprovou uma alteração ao protocolo de tratamento para pacientes com Covid-19 na rede pública municipal, acrescentando a recomendação do uso de dexametasona para casos leves e moderados da doença.
O órgão já recomendava o uso do medicamento em pacientes com a forma grave da doença, mas acabou por estender a indicação aos casos leves e moderados.
- Foto: Divulgaçãomedicação contra covid-19
Na última terça-feira (16), a Universidade de Oxford divulgou que estudos atestaram a eficácia do corticoide apenas em pessoas em estágios críticos da doença, que estavam respirando por meios artificiais. A instituição informou ainda que a dexametasona não se demonstrou eficácia no tratamento de pessoas que não precisaram de suporte de oxigênio, por isso, os cientistas não recomendaram a prescrição do medicamento em casos leves.
Seguindo os estudos publicados pela universidade britânica, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu na última sexta-feira (19) uma recomendação do uso de corticoides em pacientes com Covid-19 em estado grave, não estendendo a indicação para casos leves da doença.
Conforme apontado em levantamento feito pela revista Oeste, uma má administração do uso de corticoides pode ter consequências sérias para a saúde do paciente, como a redução da imunidade e até a complicação de doenças já existentes no paciente.
-
Heda instala novos berços para recém-nascidos no Centro Obstétrico em Parnaíba
Para a diretora-geral do HEDA, Wal França, além do conforto e segurança, os novos berços representam um acolhimento especial para os nossos recém-nascidos e suas famílias -
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir