Teresina está em médio risco para infestação do Aedes aegypti
A gerente de Zoonoses alerta que mesmo diante da pandemia da Covid-19 a população deve ficar atenta aos possíveis criadouros do mosquito.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta quinta-feira (26) o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2020, e mostra que Teresina está em médio risco de infestação pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com dados da pesquisa realizada pela FMS entre os dias 16 e 20 de março em todos os bairros da capital, o Índice de Infestação Predial (IIP), que corresponde à relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado, foi de 3,0.
- Foto: Divulgação
Mosquito transmissor da dengue
A gerente de Zoonoses de Teresina, Oriana Bezerra, alerta que mesmo diante da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, a população deve ficar atenta aos possíveis criadouros do mosquito nas residências e terrenos baldios.
“Nós da Gerência de Zoonoses estamos com nossas atividades normais, intensificando sempre todas as ações relacionadas ao controle do Aedes. Mesmo com a pandemia do coronavírus, as pessoas precisam continuar mantendo os cuidados para não acumular água em casa e também prevenir a proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya”, alerta a gerente de Zoonoses.
Ainda segundo a gerente, é importante que as pessoas abram as portas para os agentes de endemia que estão em campo realizando o trabalho de vistoria em imóveis na busca de foco em potenciais criadouros.
“Solicitamos que as pessoas recebam os agentes de endemia para vistoria dos imóveis. Mantendo a distância de 2 metros entre o agente e os moradores, e a higiene básica das mãos, o trabalho dos agentes continua. Eliminando os possíveis criadouros e tratando”, ressalta Oriana.
Teresina
Piauí
Prefeitura de Teresina
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Centro de Controle de Zoonoses de Teresina
-
Silvio Mendes e TCE definem estratégia para restaurar equilíbrio financeiro
Na reunião técnica, os gestores definiram três eixos para realizar o acompanhamento técnico das contas da Prefeitura de Teresina. -
Adolescente morre afogado no Rio Poti na zona Leste de Teresina
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a vítima se afogou na tarde desse domingo (18) ao tentar acompanhar seu amigo que fazia a travessia do rio. -
Rafael Fonteles anuncia reforma no Campus da UESPI de Campo Maior
O governador explicou que sua meta é garantir a melhoria na infraestrutura física e tecnológica dos 12 campi da UESPI. -
Prefeitura de Esperantina realiza homenagem a profissionais da limpeza pública
A celebração do Dia do Gari reuniu autoridades e população em reconhecimento ao trabalho dos profissionais da limpeza pública -
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir