Hemopi registra queda de 50% nas doações durante pandemia
O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, tranquilizou a população sobre a especulação de que doar sangue abaixa a imunidade.
O Centro de Hemoterapia do Piauí (Hemopi), em Teresina, registrou queda de 50% no volume de doações diárias de bolsas de sangue durante a pandemia do novo coronavírus.
A queda nas doações não se dá apenas pelo cumprimento do decreto de evitar aglomeração de pessoas, muita gente associa a doação de sangue como um processo perigoso para o contágio do Covid-19. No entanto o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, afirma não há nenhuma possibilidade de contrair o coronavírus por meio da transfusão, mas incentiva que as medidas preventivas devem ser mantidas.
“Não há risco de adquirir o coronavírus por meio de doação de sangue. Sabemos que o coronavírus é transmitido ao tocar em superfícies contaminadas com o vírus, através também de gotículas de espirro, tosse, de quem está infectado. Não existe evidência alguma que por meio da transfusão de sangue o vírus seja transmitido. É um momento oportuno que tranquilizamos a população sobre isso, claro que nós temos que ter as precauções e evitar aglomerações e contato físico”, disse Jurandir Martins em entrevista à TV Cidade Verde.
O diretor tranquilizou ainda sobre a especulação de que doar sangue abaixa a imunidade. Jurandir explica que o doador de sangue não fica mais vulnerável ao contagio do coronavírus, isso porque o corpo repõe a quantidade de sangue doada em um curto período.
“Quando a pessoa doa sangue, ela doa em torno de 400 ml, isso significa 10% do volume circulante, tendo feito isso a pessoa tem direito à 1 dia de repouso em casa para que tenha suas condições de saúde reestabelecida. Tem que se reidratar, tomar muito líquido e dentro de dois dias esse volume é reposto fisiologicamente no organismo. Não se tem evidência de que a pessoa que doar sangue tenha facilidade de adquirir o coronavírus”, informou o diretor do Hemopi.
-
Rafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários. -
Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consulta -
Bombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º Grupamentos -
Penitenciária promove curso de administração rural para internos em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, a atividade ocorre por meio de um termo de cooperação entre os órgãos -
Governo divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir