Viagora

Estação Lagoas do Norte causa transtornos no bairro São Joaquim

A Strans informou que tem conhecimento da situação na Rua Rui Barbosa e que tem planejado melhorias para o trecho.

  • Luis Marcos/ Viagora Estação Lagoas Do Norte 1 / 7 Estação Lagoas Do Norte
  • Luis Marcos/ Viagora Estação Lagoas Do Norte 2 / 7 Estação Lagoas Do Norte
  • Luis Marcos/ Viagora Elinete Soares, Moradora 3 / 7 Elinete Soares, Moradora
  • Luis Marcos/ Viagora Roberto Gomes, Comerciante 4 / 7 Roberto Gomes, Comerciante
  • Luis Marcos/ Viagora Raimunda Sales, Comerciante 5 / 7 Raimunda Sales, Comerciante
  • Luis Marcos/ Viagora Estação Lagoas Do Norte 6 / 7 Estação Lagoas Do Norte
  • Luis Marcos/ Viagora Estação Lagoas Do Norte 7 / 7 Estação Lagoas Do Norte

O Viagora  esteve na estação de ônibus Lagoas do Norte, localizada na Avenida Rui Barbosa, no bairro São Joaquim na zona Norte de Teresina e conversou com comerciantes e moradores sobre os transtornos que a estação vem causando no trânsito local.

De acordo com o comerciante Roberto Gomes, que é dono de uma loja de roupas que fica em frente à estação, os riscos de acidentes e o conflito entre os motoristas aumentaram. Isso porque a rua, além de ser uma via de sentido único, é estreita e os carros que vem atrás do ônibus precisam aguardar o desembarque para poder passar.

“Depois da construção essa estação está um desastre, o trânsito piorou. De 6 da manhã até as 9h da manhã, no horário de pico, é carro por cima de carro, não tem ciclovia para a segurança dos ciclista e o risco de acidente está muito maior”, relata o comerciante.

Dentro da estação os problemas continuam, além da sujeira encontrada no interior da estação, o sistema inthegra ainda é motivo de dúvida entre os usuários que reclamam principalmente da mudança nas rotas dos ônibus. “Mudaram as rotas dos ônibus e eu como moro no Jacinta, tenho que me locomover a pé até a estação correndo risco de ser assaltada. Está uma confusão, se tivessem deixado ao menos as rotas como estavam ficaria melhor”, afirma a usuária do sistema, Elinete Soares.

O comerciante Roberto Gomes, afirma que a categoria também foi prejudicada, pois a localização da estação atrapalha a visibilidade das lojas. “Ficamos escondidos detrás da estação agora, prejudicou os comerciantes essa estação. Sem contar da falta de segurança, porque ficamos bem em frente ao corredor do ônibus onde acontece toda essa confusão, podendo correr risco de algum acidente”, afirma.

Outro lado

Procurada pelo Viagora a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto.

A Strans informa que tem conhecimento da situação na Rua Rui Barbosa e que tem planejado melhorias para o trecho. A via, que compõe um dos corredores do transporte coletivo, foi adaptada para facilitar o fluxo dos ônibus, com a implantação de faixas exclusivas no sentindo Centro/Norte e Norte/Centro.  No entanto, muitos condutores persistem no hábito de estacionar em locais proibidos em toda extensão do corredor, o que tem prejudicado o trânsito no local. A orientação é que os motoristas estacionem nas vias perpendiculares ou nas 22 vagas de estacionamento construídas em frente ao Residencial Zilda Arns. Vamos também encaminhar a demanda da limpeza para o pessoal da manutenção, pra passarem por lá.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Strans

Facebook
Veja também