Governador Wellington Dias lança aplicativo "PMPI Cidadão"
O novo sistema possibilita que a vítima ou denunciante possa anexar fotos, vídeos e áudios na ocorrência online.
Nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) realizou o lançamento do aplicativo PMPI Cidadão no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Teresina. Estiveram presentes o governador Wellington Dias e o secretário de segurança pública Fábio Abreu.
O novo sistema desenvolvido pela Polícia Militar possibilita acionar o serviço de segurança de forma mais rápida e eficaz. Por meio do aplicativo PMPI Cidadão, a vítima ou denunciante pode enviar a localização exata da ocorrência com o GPS, semelhante ao que é possível no WhatsApp, e anexar fotos, vídeo e até mesmo áudios sobre a ocorrência.
“Além dos meios que já dispomos para as ocorrências, por meio do número 190, a sociedade passa a contar agora com o aplicativo que pode ser baixado no próprio celular agregando as possibilidades de contatar a polícia”, afirma o comandante geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho.
O governador Wellington Dias comemorou o lançamento do aplicativo, ele afirma que a novidade faz parte de um plano do governo de trabalhar na modernização da tecnologia e recursos humanos no estado, iniciando pela segurança pública.
“Nós prometemos em 2018 trabalhar na modernização da tecnologia e em recursos humanos e com o aplicativo estamos dando mais um passo na segurança, o objetivo é facilitar mais ainda para a população que podem contar com esse recurso a partir de agora. Eu comemoro já os resultados de 2019, seguimos em uma trilha em que ano a ano estão sendo reduzidos os homicídios, temos muito o que melhorar, mas hoje ocupamos a melhor posição dentro do Nordeste com cerca de 17 homicídios a cada 100 mil habitantes, lembrando que já chegamos a ter 28 homicídios nesta marca”, enfatiza Dias.
Um dos principais questionamentos acerca do sistema online é sobre a celeridade do atendimento. O secretário de segurança pública, Fábio Abreu, ressaltou que um dos pontos positivos é justamente essa aproximação da vítima com o policial que pode tornar o atendimento mais eficaz, no entanto as ocorrências são atendidas de acordo com o nível de urgência.
“A possibilidade de uma comunicação com o denunciante por meio do chat auxilia o policial militar, porque ele pode ter acesso aos pontos de referências e se manter informado sobre o que está acontecendo no local dando mais agilidade ao atendimento de acordo com o nível de urgência”, pontua.
Como funciona
O aplicativo já está disponível nas plataformas digitais para Android e iOS, ao baixar é solicitado todos os dados pessoais cadastrais, é preciso identificação para poder utilizar o sistema, mas o usuário tem a opção de realizar uma denúncia anônima.
Dentro do aplicativo é possível enviar os detalhes do ocorrido em conteúdo midiático também. Em casos de emergência a vítima pode acionar o “botão do pânico”, que indica alto nível de perigo, como por exemplo em casos de descumprimento de medidas protetivas de mulheres que sofreram violência doméstica e estão sendo importunadas. Na viatura, o policial estará com um tablet que serve para manter contato com a vítima no momento em que atendem à ocorrência.
As ocorrências serão atendidas conforme o nível de imediatismo, são classificadas em “verde” as que podem aguardar e não representam risco maiores à integridade dos envolvidos, já as classificadas em “vermelho” são as mais urgentes, como em casos de existir pessoas armadas ou/e situações que ponha em risco a vida dos cidadãos.
Os usuários também pode avaliar o atendimento prestado, classificando em pontuações se foi rápido, sobre a qualidade da recepção e se o problema foi de fato solucionado.
Teresina
Piauí
Polícia Militar do Piauí
Governo do Piauí
Wellington Dias
Fábio Abreu
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir