Coren-PI interdita Unidade de Saúde em Bom Princípio do Piauí
Segundo Coren-PI, foi constatado falta de enfermeiros durante o horário de funcionamento da instituição de saúde, falta de documentos gerenciais, entre outros problemas.
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) decidiu pela interdição ética da Unidade Mista de Saúde Joana Moraes Souza, na cidade de Bom Princípio do Piauí, por falta de enfermeiros durante o horário de funcionamento da instituição de saúde, falta de documentos gerenciais, adequação do Procedimento Operacional Padrão (POP), dentre outros problemas identificados.
De acordo com conselheiro Flaviano Aragão, foi realizada uma inspeção nessa segunda-feira (07) na qual foi possível constatar os problemas na unidade, e explica que a inspeção ocorreu por determinação da presidente do Coren-PI, Dra. Amanda Barreto, para verificar se os problemas se já haviam sido constados foram resolvidos.
- Foto: Divulgação/Coren-PI
Coren-PI interdita Unidade de Saúde em Bom Princípio do Piauí
“A inspeção se deu após a determinação da presidente do Coren-PI Dra. Amanda Barreto, para que fosse feita uma inspeção In loco e averiguar se os problemas encontrados durante a fiscalização teriam sido sanados. Porém os problemas persistiram e foi decidida, em plenária, pela interdição ética dos serviços de enfermagem. Não há prazo determinado, ou seja, a duração da interdição depende da gestão da Unidade de saúde em se adequar às determinações feitas pelo Conselho”, explica.
Segundo o Coren-PI, a Lei Federal n. 7.498/86, determina que haja a presença do profissional enfermeiro (a) para a supervisão e gerenciamento dos serviços de Enfermagem.
Dentre as principais exigências do Conselho de Enfermagem do Piauí para adequação da Unidade está a contratação de enfermeiros, produção dos materiais e documentos gerenciais, o POP (Procedimento Operacional Padrão), sistematização da enfermagem, dentre outras adequações. Flaviano Aragão informa quando pode ocorrer o retorno de funcionamento da Unidade de Saúde.
“São vários problemas que foram encontrados, mas se as falhas forem sanadas rapidamente será feita a desinterdição. É importante ressaltar que isso mostra que a enfermagem precisa e deve ser valorizada. Por isso que o Coren-PI faz essa fiscalização e quando identifica as irregularidades cumpre o seu papel de proteger os profissionais e a população” enfatiza o conselheiro.
-
Rafael Fonteles inaugura reforma do Palácio das Artes em Campo Maior
O local recebeu investimento de R$ 185 mil. Além disso, mais de R$ 238 mil forma liberados para pequenos negócios da região. -
Esperantina receberá a Semana do MEI com oficinas, palestras e atendimento itinerante
Durante toda a semana, a população poderá participar de oficinas, palestras e atendimentos itinerantes. -
Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária. -
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul.. -
Prefeitura de Teresina e TCE firmam parceria técnica
O compartilhamento de notas fiscais eletrônicas vai fortalecer fiscalização e otimizar arrecadação municipal
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir