Natal de Sonho e Luz é lançado com decoração no Centro de Teresina
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, os painéis registram cenas de Natal, reisado, têm figuras de personagens populares de Teresina.
O Natal Sonho e Luz foi aberto nessa quinta-feira (3), com a intenção de trazer esperança e trazendo uma mensagem de renascimento e vida. Após um ano marcado pela pandemia da Covid-19 e isolamento social, a decoração natalina é um símbolo de renovação e está exposta no Centro de Teresina.
São 14 painéis espalhados no adro da Igreja São Benedito, Avenida Antonino Freire e Praça Pedro II, criados pelo Coletivo de Arte Cactus, com a coordenação do arquiteto Paulo Vasconcelos, trouxe os elementos dos folguedos natalinos para as ruas de Teresina. “É um Natal de contemplação”, disse Paulo Vasconcelos.
- Foto: Divulgação/Governo do PiauíNatal de Sonho e Luz
As luzes de natal que estão embelezando a cidade também são uma forma de levar o espírito natalino aos teresinenses, que podem apreciar a decoração e tirar fotos, sem causar aglomeração.
- Foto: Divulgação/Governo do PiauíO objetivo da ação é levar esperança aos teresinenses
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, os painéis registram cenas de Natal, reisado, têm figuras de personagens populares de Teresina, como o vaqueiro, o ambulante, os empresários. “Com esta segunda edição do Natal de Sonho e Luz queremos valorizar este corredor histórico cultural da cidade”, afirma o gestor.
O projeto é patrocinado pela Equatorial Piauí por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e foi reestruturado considerando as medidas protetivas orientadas pelos órgãos de saúde no contexto Covid-19.
“A Equatorial, no ano de 2020, é a maior parceira da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Patrocinou mais de 60% dos projetos que foram aprovados pela lei, dentre eles o Natal de Sonho e Luz, que busca valorizar o corredor histórico cultural do centro de Teresina. Não teremos uma programação cultural aberta ao público para evitar aglomerações, mas as famílias poderão visitar e contemplar esse projeto que está muito bonito e fica até 06 de janeiro”, diz Fábio Novo, secretário de cultura do Piauí.
- Foto: Divulgação/Governo do PiauíNatal de Sonho e Luz
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e participação da Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), o Natal de Sonho e Luz estará disponível até o dia 6 de janeiro, quando todos os piauienses poderão contemplar o trabalho de vários artistas envolvidos na decoração, que além de integrar todo o corredor cultural, contém um grande presépio que remete à cultura local. “Temos aqui representado Oeiras, Parnaíba, Maria da Inglaterra, o vaqueiro, crianças brincando de pipas, empresários”, explica o professor e arquiteto Paulo Vasconcelos.
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Cultura - Secult
Fábio Novo
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir