MP apura irregularidades na rede municipal de saúde de Esperantina
O promotor Adriano Fontenele instaurou um Inquérito Civil para apurar suposta irregularidade na lotação, contratação irregular e desvio de função de profissionais da saúde no município.
O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos, instaurou um Inquérito Civil para investigar suposta irregularidade na lotação, contratação irregular e desvio de função de profissionais da saúde no município de Esperantina, administrado pela prefeita Vilma Amorim.
De acordo com a Portaria nº 60/2020, publicada no Diário Oficial do MP, a 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina recebeu uma denúncia de que estariam acontecendo irregularidades na lotação de auxiliares de saúde bucal, contratação temporária irregular de auxiliares de saúde bucal e desvio de funções de técnicas de enfermagem no município de Esperantina.
O MP então considerou que, conforme dispõe a Constituição Federal em seu art. 37, inciso II, a investidura em cargo público depende de previa aprovação em concurso público. “A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”, cita a CF.
O órgão ministerial considerou também que a Lei Municipal nº 1.089-A/2009 institui a contratação temporária no âmbito do município de Esperantina e prevê em seu art. 3º que o recrutamento de pessoal a ser contratado temporariamente será feito mediante teste seletivo simplificado.
“O recrutamento de pessoal a ser contratado nos termos desta Lei será feito mediante processo seletivo simplificado, observados critérios e condições estabelecidos pela Secretaria de Administração, após apresentação de justificativas da necessidade do órgão ou entidade que pretende a contratação de pessoal, dentro de critérios encaminhados mediante proposta fundamentada, com ampla e prévia publicação através do Diário Oficial dos Municípios e dos meios de comunicação, prescindindo de concurso público”, dispõe a referida lei.
Anteriormente, foi instaurada no âmbito da 2ª PJ a Notícia de Fato nº 04/2020, com o intuito de apurar os fatos mencionados na denúncia, tendo encerrado o prazo para sua conclusão sem que pudessem ser investigados os fatos mais a fundo para que sejam tomadas as eventuais medidas pertinentes.
Diante dos fatos, o promotor Adriano Fontenele Santos resolveu converter a Notícia de Fato em Inquérito Civil, para investigar e apurar as condutas narradas na denúncia, visto que os fatos relatados indicam possível afronta aos princípios da legalidade, da moralidade e da impessoalidade, o desvio ilegal de função importa na prática de ato de improbidade administrativa prescrito no art. 11 da Lei nº 8.429/92.
Outro lado
O Viagora procurou a prefeita para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria a gestora não foi localizada. O espaço permanece aberto para esclarimentos.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir