Sesapi inicia reabilitação de pacientes com sequelas da Covid-19
Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, estas pessoas devem ser reguladas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), localizado em Teresina, iniciou nesta terça-feira (17), a primeira triagem dos pacientes com sequelas da Covid-19, para o programa de reabilitação. Cinco pessoas vão passar por este processo. São aquelas que estiveram em UTI ou passaram por longo tratamento da doença em leitos do SUS.
O programa foi criado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Os profissionais do Ceir fizeram a triagem para saber quais tratamentos estes pacientes vão necessitar para voltar às suas atividades normais. Algumas pessoas que tiveram o vírus, têm dificuldade de retomar atos simples como andar, comer ou trocar de roupa; outros têm quadros de fadiga e dor crônica.
- Foto: Divulgação/AscomPrograma de reabilitação para tratar pessoas com sequelas da Covid-19
De acordo com o superintendente Multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, a instituição criou uma área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar; centro de diagnóstico com a oferta de exames laboratoriais; raios X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria e eletrocardiograma; nutrição; fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia.
O fisioterapeuta e coordenador Serviço pós-Covid, Gustavo Lima, diz que os pacientes vão poder fazer reabilitação pulmonar, fortalecimento muscular e condicionamento físico.
Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, estas pessoas devem ser reguladas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), pois a triagem é pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Teresina
Piauí
Sistema Único de Saúde - SUS
Centro Integrado de Reabilitação - Ceir
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Covid-19
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir