Covid-19: procedimento da Anvisa deve acelerar registro de vacina
Segundo a agência, os diretores dispensaram a análise de impacto regulatório e consulta pública para o registro devido ao grau de urgência da vacina e gravidade da doença.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu procedimentos de submissão contínua de dados técnicos para o registro de vacinas contra a covid-19. A Instrução Normativa nº 77/2020 foi aprovada nessa terça-feira (17), pela diretoria colegiada do órgão e publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial da União.
Em comunicado a Anvisa informou que essa medida possibilitará acelerar a disponibilização de vacinas contra o novo coronavírus, para a população brasileira, desde que demonstradas qualidade, segurança e eficácia conforme os requerimentos técnicos e regulatórios vigentes.
Segundo a agência, os diretores dispensaram a análise de impacto regulatório e consulta pública para o registro devido ao grau de urgência da vacina e gravidade da doença. O procedimento será normatizado apenas para as vacinas contra covid-19 a serem registradas no país.
A proposta da Anvisa prevê o atendimento a dois critérios para uso desse procedimento diferenciado. Um deles se refere à exigência de um dossiê de desenvolvimento clínico de medicamento referente à vacina proposta, protocolado na agência. Outro critério é que a pesquisa esteja em fase 3 de desenvolvimento clínico.
A instrução normativa publicada pela Agência, diz que a empresa solicitante do registro poderá procurar a Coordenação de Produtos Biológicos para discutir aspectos relacionados ao desenvolvimento do produto, antes da submissão da documentação de registro.
-
UMS de Francinópolis amplia serviços à população da região Centro-Sul
Com investimento de R$696 mil, UMS Pedro Lopes oferece médicos 24h, exames laboratoriais e acesso à rede de especialistas via telemedicina -
Sesapi reforça combate ao mosquito da dengue após aumento de casos no Piauí
Com apoio técnico e envio de insumos, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica ações em municípios com maior incidência de dengue e outras arboviroses. -
Hospital Infantil de Teresina faz cirurgias no fim de semana para reduzir filas
A unidade mantém duas salas cirúrgicas em funcionamento aos sábados e aos domingos para ampliar atendimentos e acelerar cirurgias pediátricas -
Piauí Saúde Digital facilita acesso a atendimento especializado em Eliseu Martins
O serviço já contabiliza 302 atendimentos e tem evitado o deslocamento de pacientes para outras cidades. -
Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir