MP fiscaliza uso de dinheiro público no carnaval de Demerval Lobão
O prefeito Júnior Carvalho informou que a prefeitura está em dias com todos os pagamentos e que já esteve com a promotora que liberou o evento.
A promotora Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza, instaurou procedimento preparatório em face da prefeitura de Demerval Lobão, para apurar e fiscalizar eventual utilização de recursos públicos municipais para realização de festas e shows artísticos, no Pré-Carnaval e Carnaval, de 2020, na cidade que é administrada pelo prefeito Júnior Carvalho.
De acordo com a portaria Nº 04/2020, publicada no Diário oficial, o MPPI considerou que a utilização de recursos públicos exige a racionalidade e a eficiência da administração pública no atendimento do interesse público, podendo considerar-se como imoralidade administrativa gastos indiscriminados com festas populares, além de grosseira ineficiência da gestão.
- Foto: Divulgação
Júnior Carvalho
O órgão ministerial considerou ainda que eventual inobservância do inteiro teor da recomendação pela Prefeitura Municipal de Demerval Lobão de “forma injustificada, uma vez comprovada, afigurar-se-ia sobremaneira grave, razão pela qual merece averiguação e acompanhamento ministerial local”.
“Expedição de oficio requisitório ao Prefeito Municipal de Demerval Lobão/PI, Exmo. Sr. Luiz Gonzaga de Carvalho Júnior, com cópia desta portaria1, requisitando-lhe, no prazo de 10 (dez) dias, a contar do recebimento do respectivo ofício, as seguintes informações e documentos: Município autorizou ou está realizando gastos com festividades para o Pré-Carnaval e/ou Carnaval, de 2020, na eventual pendência de quitação — parcial ou integral — da remuneração dos servidores públicos municipais, ainda que ocupantes de cargos comissionados e contratados temporários, bem como inativos? Em caso positivo, logo após o conhecimento da Recomendação 02/2020, da Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, realizou alguma providência para cessar gastos públicos com esta finalidade? ”, determinou a representante do Ministério Público.
Recomendação aos municípios
A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, expediu uma recomendação, na última quinta-feira (23), orientando promotores de Justiça e prefeitos municipais acerca da contratação de shows e festas, inclusive carnavalescas.
A recomendação instrui sobre a aplicação eficiente e razoável dos recursos públicos, com o intuito de evitar que os gestores municipais promovam festas e shows, inclusive, durante o carnaval, caso a administração pública esteja em atraso de salário com os servidores municipais, ainda que sejam somente ocupantes de cargos comissionados e contratados temporários, bem como inativos.
Outro lado
Procurado pelo Viagora o gestor falou sobre o assunto e disse que a prefeitura está com todos os pagamentos em dias.
" Eu falei com a promotora e eu disse que estava tudo em dias com a folha e pagamentos da prefeitura de Demerval Lobão. Vamos fazer só um dia de festa e será na segunda-feira 24 de fevereiro. Falei com a promotora e informei que nao tinha nenhum débito e ela disse que sendo assim, poderia ser feito, já que a prefeitura está em dias", explicou Júnior Carvalho.
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir