Wellington sancionará lei para desembarque seguro de mulheres
A medida permite que usuárias de transporte público intermunicipal indiquem o local de parada durante a noite.
Na próxima terça-feira (24), o governador Wellington Dias irá sancionar o Projeto de Lei (PL) que obriga motoristas de ônibus e micro-ônibus que fazem linhas intermunicipais a pararem em locais de embarque e desembarque escolhidos por mulheres a partir de 21h.
A proposta que é de autoria do deputado Franzé Silva (PT) já vale para ônibus que circulam dentro do município e agora abrange o transporte coletivo intermunicipal. De acordo com o autor da lei a medida garante mais segurança para o público feminino, pois o local de embarque e desembarque pode ser indicado pela usuária evitando maiores riscos no trajeto da parada de ônibus até sua residência, a lei também assegura o mesmo direito aos idosos.
“O objetivo deste projeto é reduzir a insegurança das mulheres e idosos que usam o transporte público principalmente durante a noite, em pontos convencionais. São vários os relatos de agressões no trajeto entre a residência e o ponto do ônibus. Delinquentes aproveitam-se da falta de iluminação e da certeza do local de parada para cometerem crimes, sendo as mulheres e idosos o alvo preferencial pela sua maior vulnerabilidade”, explica Franzé Silva.
A partir da sanção da nova lei, fica permitido o embarque e desembarque de mulheres, de qualquer faixa etária, e de idosos em locais mais seguros escolhidos pelo passageiro, entre os horários de 21h até às 05h da manhã do dia seguinte.
-
TJ-PI agenda 493 audiências na 28ª Semana Nacional da Justiça Pela paz em Casa
O evento acontece no período de 25 a 29 de novembro, com mais de 493 audiências -
Polícia Civil prende suspeito de participação em latrocínio em Parnaíba
O cumprimento do mandado ocorreu nessa terça-feira (26), através por meio da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). -
Equatorial Serviços é alvo de inquérito na Procuradoria do Trabalho
O Viagora procurou a Equatorial Serviços que, através da assessoria de comunicação, emitiu nota de esclarecimento afirmando que ainda não foi notificada e, assim que tomar conhecimento, fará a defesa. -
Governo do Piauí promove mais uma etapa do CapacitIA
Os treinamentos iniciaram nessa segunda-feira (25), com servidores da Secretaria de Administração (SEAD). -
Rafael Fonteles celebra redução nas tarifas de energia no Piauí
De acordo com o chefe do executivo estadual, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Equatorial Piauí e o impacto será uma redução média de 4,58%.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir