Deolindo Moura propõe suspensão da greve dos ônibus em Teresina
O petista também falou sobre o baixo número de veículos circulando nas ruas e sobre a contraproposta apresentada.
Nessa quinta-feira (07), vereadores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da Prefeitura de Teresina e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) se reuniram para discutir a greve do transporte coletivo na capital, que já dura cinco dias.
O vereador Deolindo Moura (PT) disse que durante a conversa com os representantes da categoria, foi proposto uma suspensão da greve para que as negociações sigam em paralelo.
- Foto: Divulgação
Foi proposto uma suspensão temporária da greve em audiência nessa quinta-feira (07).
“O que foi proposto por mim e pelo vereador Dudu é que os trabalhadores possam dar uma pausa na greve, para que vereadores, TRT, OAB e Sintetro entrem, de forma coletiva, na Justiça para que seja garantido o reajuste. A ideia é que a categoria aguarde duas ou três semanas para que haja esse processo junto ao Tribunal de Justiça”, disse o parlamentar. De acordo com ele, os representantes do Sindicato se comprometeram a conversar com a categoria e avaliar a proposta.
O petista também falou sobre o baixo número de veículos circulando nas ruas e sobre a contraproposta apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).
“O que os motoristas colocaram para nós é que foi realizada uma licitação para 400 veículos e que a Prefeitura tem feito o repasse do subsídio baseado nesse quantitativo, no entanto, eles afirmam que apenas 370 veículos estão circulando; ou seja, foi feita uma licitação para um número maior do que existe na prática e isso é muito grave. Outra situação que chama atenção é a contraproposta dos empresários. Eles afirmam que só poderiam garantir um reajuste de 4% e ainda pedem um aumento da jornada de trabalho para 12h. O que o Setut tenta fazer é desenvolver uma nova forma de trabalho na cidade de Teresina, que é o trabalho de forma integral”, criticou.
O vereador afirmou ainda que existe um compromisso dos entes presentes na reunião para resolver a questão. “Queremos solucionar essa situação e que o Setut explique, inclusive, porque o reajuste não pode ser garantido, visto que, durante as negociações quanto ao aumento do preço da passagem, foi incluído o valor do reajuste salarial, uma vez que a Prefeitura continua repassando o subsídio para os empresários”, afirmou Deolindo.
-
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade. -
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir