Defensoria garante acesso ao tratamento do HIV para reeducando
Um reeducando da Penitenciária Feminina de Teresina obteve a documentação necessária para conseguir medicamentos gratuitamente.
Um reeducando da Penitenciária Feminina de Teresina obteve a documentação necessária para conseguir medicamentos gratuitamente para tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O assistido J.B.F.G., de 26 anos, que é travesti, ao ser recebido na unidade prisional, relatou ser portador do vírus HIV, contudo não fazia o tratamento necessário pois não tinha CPF e teve o título de eleitor suspenso, por ser sentenciado.
- Foto: Defensoria Pública do Piauí
Patrícia Monte, autora do Programa Defensorial de Assistência Integral ao Preso.
A medicação foi conseguida através de atuação da Defensoria Pública do Piauí. A iniciativa foi da defensora pública Patrícia Monte, titular da 12ª Defensoria Pública de Família e chefe de gabinete da DPE-PI, que foi contactada pelo serviço social da penitenciária.
Ao tomar conhecimento da situação e comprovar ser J.B.F.G. realmente portador do vírus HIV, o serviço social da penitenciária relatou o contexto à Patrícia Monte, que é autora do Programa Defensorial de Assistência Integral ao Preso- PRODAIP.
A defensora então deu entrada no pedido da documentação junto a Delegacia da Receita Federal e ao Tribunal Regional Eleitoral, conseguindo a liberação do CPF, que possibilitou ao reeducando o início do tratamento. Hoje, segundo a assistente social da penitenciária, Margareth Monteiro Martins, J.B.F.G se encontra em boas condições e interage normalmente com as demais reeducandas, estando integrado à rotina do local.
“A Secretaria de Justiça, reconhecendo o esforço dos defensores públicos em prestar assistência integral aos presos , e cientes das ações do Prodaip e da Campanha do Registro Público realizada pela Instituição , entrou em contato com a chefia de gabinete, pedindo providências urgentes pra tirar o CPF, antes que o reeducando perdesse a medicação, que é o coquetel composto por medicamentos antirretrovirais, pois não estavam conseguindo tirar o CPF em razão da exigência da certidão da Justiça Eleitoral. Através de um trabalho articulado, e contando com a sensibilidade da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral e da Delegacia da Receita Federal, foi possível obter as respectivas certidões com celeridade e presteza para fazermos a inscrição do assistido, possibilitando o acesso à medicação”, relatou Patrícia Monte.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir