Representantes dos Bombeiros contestam projetos em análise na Alepi
Eles afirmam que os PL's reduzirão em 42% o contingente militar previsto em lei para a corporação.
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Piauí analisou os Projetos de Lei 26/18 e 27/18 do Poder Executivo que dizem respeito ao Corpo de Bombeiros do Estado. Os representantes dos bombeiros contestam os PLs afirmando que reduzirão em 42% o contingente militar previsto em lei para aquela corporação. A audiência pública aconteceu hoje (27), através de requerimento do deputado Marden Menezes (PSDB).
- Foto: Alepi
Deputados em debate sobre os projetos do Poder Executivo do Piauí.
O vereador R. Silva foi o primeiro convidado a fazer uso da palavra. Ele disse que atualmente o Corpo de Bombeiros tem efetivo de 1.442 homens, de acordo com a lei de 17 de dezembro de 2009. A nova lei de Organização do Corpo de Bombeiros extingue 600 cargos. Estão previstos a redução de 40 cargos de 1º sargento; 65 de 2º sargento; 100 de 3º sargento; 175 cabos e mais de 200 soldados.
O vereador afirmou que a redução dos cargos deverá comprometer o serviço de combate ao incêndio, o trabalho de resgate, o setor de engenharia, o policiamento preventivo e o trabalho de combate a enchentes.
O presidente da Associação dos Oficiais Militares do Piauí, coronel Carlos Pinho, disse que os Projetos de Lei não têm o apoio dos bombeiros porque reduzir a previsão de integrantes do Corpo de Bombeiros significa “ir na contramão das necessidades da instituição que deve prestar bons serviços à população”.
Já o presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Piauí, capitão Marcelo Anderson, afirmou que os Projetos de Lei foram enviados para a Assembleia Legislativa “na obscuridade, pois não chegaram a ser discutido com a categoria, por isso já nasceram fracassados”. Ele assinalou que o contingente de bombeiros previsto em lei é de 1.442, mas poderá ser reduzido para 836.
O tenente Flaubert Vieira, ex-presidente da associação, disse que o Governo não cumpriu acordo de que discutiria com a categoria todas as propostas que seriam enviadas ao Poder Legislativo.
Por sua vez, o deputado Robert Rios (DEM), líder da Oposição, criticou as proposições governamentais porque, segundo ele, permitirão a promoção de militares sem a devida qualificação.
Ao falar em nome do Comando Geral do CB, o major Egídio Leite disse que o contingente atual de bombeiros representa apenas 20% do previsto legalmente, o que, segundo ele, só contribui para a apresentação de demandas judiciais por aprovados em concurso público reivindicando nomeações. “Essa quantidade prevista na lei é uma ilusão”, declarou.
No final da audiência pública, o deputado Marden Menezes (PSDB) propôs a realização de uma reunião entre representantes do Governo e dos bombeiros para debater as propostas de mudanças no Corpo de Bombeiros Militar.
Teresina
Piauí
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Instituto de Metrologia do Piauí - Imepi
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir