Juiz federal recebe denúncia contra ex-prefeito José Angerry
O ex-secretário de Miguel Leão, Edmar Pereira Guimarães, também foi alvo da denúncia do Ministério Público Federal.
O juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira recebeu denúncia contra José Angerry Pereira de Sousa e Edmar Pereira Guimarães, ex-prefeito e o ex-secretário de Finanças de Miguel Leão, respectivamente. A denúncia foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). A decisão foi publicada no dia 11 de junho desse ano.
De acordo com o MPF, José e Edmar realizaram dez transferências eletrônicas de recursos das contas do FUNDEB e da Atenção Básica à Saúde, no período de 05 de setembro de 2012 e 30 de outubro de 2012, as quais foram utilizadas em destinações incompatíveis com a natureza das verbas.
Para o juiz Francisco Hélio, a peça acusatória possui a descrição adequada dos fatos criminosos e a qualificação dos acusados. Também há, segundo ele, base probatória que sustenta a versão dos fatos exposta na inicial.
O magistrado diz que há indícios suficientes de materialidade e autoria dos fatos delitivos e que foi atendido o requisito de justa causa, entendida como a "demonstração de que a ação penal pode ser exercida".
“Veja-se que, além dos extratos bancários da contas do FUNDEB e FMS/FNS e de conta de livre movimentação da Prefeitura Municipal de Miguel Leão/PI, comprovantes de transferência de valores e mídia contendo as movimentações bancárias, destaca-se o laudo de perícia criminal federal (contábil/financeiro), no seio do qual foram examinados o destino dos valores, apontando para a ocorrência de desvio de parte das verbas federais”, escreveu o juiz na decisão.
Francisco Hélio diz, ainda, que não houve a incidência do fenômeno da prescrição, haja vista que os fatos deram-se supostamente entre fevereiro e outubro de 2012 e os delitos apontados têm prazos prescricionais de oito e 16 anos.
Os réus foram citados para responderem à acusação, por escrito, no prazo de dez dias. Após o prazo sem apresentação de resposta, os autos devem ser remetidos à Defensoria Pública da União, no mesmo prazo. O MPF também será notificado da decisão.
Outro lado
O Viagora não conseguiu localizar os citados na matéria para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir