Defensoria aponta irregularidades em abrigo para idosos de Parnaíba
O estabelecimento apresenta grandes carências como o número insuficientes de funcionários, mobiliário deteriorado, ausência de assistente social e nutricionista; e apenas um cuidador por dia.
O Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública verificou algumas irregularidades presentes no abrigo São José, no município de Parnaíba. As ocorrências forma verificadas em uma visita realizada na última sexta-feira (15), Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.
De acordo com a Sarah Miranda, titular da titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso, foi constatado na visita grandes carências como o número insuficientes de funcionários; mobiliário deteriorado; parte dos eletrodomésticos antigos e os outros não funcionam; ausência de assistente social e nutricionista; e apenas um cuidador por dia responsável pelos cuidados dos 18 idosos, mesmo com a presença de idosos com grau de dependência elevado.
- Foto: Reprodução/GoogleMaps
Abrigo São José
“Em visita ao abrigo, pudemos constatar extremas carências, de ordem estrutural. Uma situação alarmante e que merece nossa atenção e ação. Instituições de longa permanência precisam atender aos requisitos previstos nos diplomas legais e é nesse viés que a Defensoria Pública procura efetivar a tutela dos idosos enquanto instituição de acesso à Justiça” informa Sarah Miranda.
A titular da 1ª Defensoria Pública do Idoso, Sarah Melo, em visita ao abrigo no dia do combate à violência contra o idoso declarou “tendo em vista não só as inúmeras denúncias que recebemos acerca da situação em que se encontram os idosos nesse abrigo, quanto na situação caótica que pudemos visualizar”.
O Dr. Giovanni Jervis, titular da 7ª da Defensoria Pública Regional de Parnaíba e gerente da Defensoria Regional da referida Comarca, disse que “a inspeção realizada no Abrigo São José demonstrou que ele se encontra em uma situação precária” e que “não possui funcionários nem recursos suficientes para cuidar dos idosos com dignidade, além de possuir uma estrutura física ruim, não adaptada, nem adequada para os cuidados com pessoas idosos”.
O abrigo foi procurado para se manifestar sobre a visita dos defensores públicos, mas não houve retorno. O espaço está aberto para esclarecimentos
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir