MP-PI fiscaliza atos do prefeito Fogoió após decreto de emergência
A Promotoria de Justiça da cidade instaurou procedimento preparatório para acompanhar os procedimentos que serão realizados com dispensa de licitação.
O Ministério Público do Piauí está fiscalizando todos os atos do prefeito de Matias Olímpio, Edísio Alves Maia, mais conhecido como Fogoió, após publicação de decreto de emergência. A Promotoria de Justiça da cidade instaurou procedimento preparatório para acompanhar os procedimentos realizados com dispensa de licitação.
- Foto: DivulgaçãoPrefeito Fogoió
A fiscalização é em decorrência do Decreto n° 012/2018 emitido pelo prefeito no último dia 11 de abril. O chefe do executivo municipal decretou estado de emergência por conta das fortes chuvas.
Como consequência do decreto, a gestão municipal não tem a obrigação de realizar procedimento licitatório, com base na Lei de Licitações, para os contratos de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, da prestação de serviço e de obras relacionadas à reabilitação dos locais que sofrerem algum tipo de dano. O decreto possui vigência de 90 dias.
Outra medida determinada pela prefeitura foi a suspensão das aulas da rede pública de ensino, que deverão ser repostas conforme calendário estabelecido pela Secretaria de Educação de Matias Olímpio.
Nepotismo e compra de votos
Em novembro do ano passado, o Viagora relatou a acusação de nepotismo que estaria sendo praticado pelo prefeito Fogoió. Várias portarias assinadas pelo gestor mostravam nomeações de filho, esposa, dois sobrinhos, além da esposa do vice-prefeito Geno. Em dezembro de 2017, Fogoió publicou dois decretos exonerando todos os cargos de confiança e/ou comissionados da cidade.
Também no ano passado, o prefeito de Matias Olímpio foi acusado de compra de votos. Em áudios enviado ao Viagora, Sabino, irmão de Geno, cobra a Fogoió o pagamento de R$ 300 reais que não teria sido pago no mês. Na gravação também é relatado a tentativa de beneficiar a esposa de Sabino com um cargo na Secretaria de Saúde.
-
Rafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários. -
Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consulta -
Bombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º Grupamentos -
Penitenciária promove curso de administração rural para internos em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, a atividade ocorre por meio de um termo de cooperação entre os órgãos -
Governo divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir