Promotor relata problemas em centros de internação de adolescentes
Foram constatadas falta de estrutura, obras inacabadas, falta de material pedagógico e de atividades.
Em inspeções realizadas nos centros de acolhimento de adolescentes infratores, com o objetivo de verificar reformas feitas nas unidades, o promotor de Justiça Maurício Verdejo, auxiliar da 46ª Promotoria de Justiça relatou que constatou vários problemas, envolvendo o falta de materiais e até mesmo a falta de atividade para os jovens.
- Foto: Ministério Público
Vistoria realizada pelo Ministério Público
Foram vistoriados o Centro de Internação Provisória (CEIP), Centro Educacional Masculino (CEM), Programa Semiliberdade e o Centro Educacional Feminino (CEF), durante essa terça (24) e quarta-feira (25). De acordo com o promotor, o Ministério Público havia iniciado uma ação para que o Centro Educacional Masculino (CEM) passasse por reformas, mas as obras nunca foram concluídas e que o lugar, apesar de ter passado por melhorias como na limpeza ainda apresenta falta de estrutura.
“O número de funcionários aumentou, teve um teste seletivo recentemente, a questão de pessoal está melhorando, mas a estrutura continua precária”, relatou Maurício Verdejo. O promotor também constatou que no Programa Semiliberdade tem problemas de gestão e falta atividades para os adolescentes. Uma reforma foi realizada no local, mas tudo está destruído. “Não adiantou nada a reforma se não mantém uma gestão que coloque disciplina e desenvolva atividades para os adolescentes, eles ficam aqui sem fazer nada”, finalizou o promotor.
No Centro Educacional Feminino, foi constatado a falta de estrutura para acolher as adolescentes, e também a necessidade de uma equipe técnica. Durante a Inspeção realizada CEIP, foram constatados a demora para liberação dos adolescentes e a falta de material pedagógico.
O promotor relatou que medidas serão tomadas para tentar finalizar as obras e implantar atividades aos adolescentes. Um reunião será marcada com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), para aborda o assunto.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Centro Educacional Masculino - CEM
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir