Juíza determina que Semec matricule crianças em creches de Teresina
Duas creches de Teresina alegam que não possuíam vagas para duas crianças. O MP-PI entrou na Justiça com dois mandados de segurança, e conseguiu medida liminar favorável.
A Juíza de Direito Maria Luiza de Moura, da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Teresina, deferiu liminar determinando que a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) efetue matrículas de crianças em escolas da capital. O Ministério Público do Piauí ingressou na Justiça com dois mandados de segurança para garantir o direito à educação. A decisão foi divulgada hoje (25) pelo MP-PI.
Nos dois casos, os pais haviam solicitado a matrícula, mas receberam negativas das diretoras das creches, que alegaram a inexistência de vagas para o ano letivo de 2018. Acionado o Ministério Público, a Promotora de Justiça Maria Ester Ferraz de Carvalho consultou a SEMEC. O órgão municipal reafirmou que as vagas haviam sido preenchidas.
“O direito de acesso às creches está sendo prejudicado. Os pais precisam trabalhar, e a situação ainda priva seus filhos do contato com crianças de idade semelhante. A negativa por parte do Poder Público Municipal reveste-se de ilegalidade que não pode se manter”, argumentou a Promotora de Justiça, nos mandados de segurança encaminhados ao Poder Judiciário.
A Juíza Maria Luiza considerou que entraves burocráticos não podem prejudicar o direito constitucional à educação. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a esse público deve ser assegurado o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
A magistrada deferiu medida liminar, de acordo com o requerido pelo Ministério Público, determinando que a SEMEC efetivasse as matrículas das duas crianças.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir