MP quer providências sobre espera por cirurgia neurológica no HGV
O procurador da república, Kelston Lages afirmou que as pessoas continuam morrendo nas filas do HGV esperando por atendimento.
Após instaurar um procedimento preparatório, o Ministério Público do Piauí (MPPI) constatou que pacientes e familiares do Hospital Getúlio Vargas (HGV) vem sofrendo e agonizando na espera pelo atendimento de neurocirurgia em filas do hospital, que de acordo com o MPPI possui capacidade para atender sozinho toda a demanda do estado do Piauí.
- Foto: Street View
Hospital Getúlio Vargas
O Governo do Piauí se comprometeu a enviar uma resposta sobre o fornecimento de cirurgiões neurologistas para fazer o sobreaviso do Hospital Universitário (HU), mas a Secretaria de Estado da Saúde informou durante uma audiência de conciliação ocorrida, nessa terça-feira (30), que o governo ainda não tinha dado uma resposta sobre a contratação, e que o fornecimento de cirurgiões será decidido somente após o quadro de profissionais do HU ser ampliado.
Um contrato havia sido firmado com o Hospital São Marcos na área de cirurgia neurológica para tentar diminuir a espera dos pacientes, mas o Ministério Público Estadual informou que apesar de ter requisitado, ainda não recebeu da Fundação Municipal de Saúde a cópia do contrato. Segundo o MPPI a contratualização de serviços com a rede privada ou com valores acima da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) exigem a convocação pública, o que ainda não ocorreu.
O Ministério Público Federal também acompanha o caso e de acordo com o Procurador da República Kelston Lages, o desentendimento entre a Secretaria de Estado da Saúde e da Procuradoria-Geral do Estado acabam agravando ainda mais o assunto que é urgente, pois pessoas continuam morrendo nas filas do HGV.
“Resolvemos solicitar à Justiça a intimação pessoal do governador para que ele possa tomar conhecimento dessa situação e expressar de vez qual a vontade real do Estado, pois são vidas que estão em jogo”, afirmou Keslton Lages. “Caso não haja acordo e as medidas não sejam adotadas, já pedimos à Justiça que aprecie, em caráter de urgência, a liminar solicitada na ação, sem prejuízo das investigações sobre esses fatos, nas esferas da improbidade administrativa e criminal, já em curso”, finalizou.
Teresina
Piauí
Hospital Getúlio Vargas - HGV
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Hospital São Marcos
-
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir