Justiça condena prefeito Quirino Avelino por fraudar convênio
O prefeito de Itaueira foi condenado pela prática de improbidade administrativa. Ele repassou informações e fotos incorretas para comprovação de despesas de um convênio.
A 3ª Vara da Justiça Federal condenou o prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (PTB), pela prática de improbidade administrativa cometida no ano de 2005. A condenação se deu a pedido do Ministério Público Federal no Piauí (MPF).
- Foto: Gp1
Prefeito de Itaueira, Quirino Avelino.
De acordo ação ajuizada pelo procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha, o gestor municipal celebrou o Convênio nº 405/2005 no mês de novembro de 2005, objetivando a implementação do Projeto intitulado “Festa de Aniversário da Cidade”. O Ministério do Turismo disponibilizou R$ 30 mil ao projeto no dia 21 de dezembro de 2005 e a Prefeitura deu três mil reais em contrapartida.
Entretanto, verificou-se que essa festividade ocorre em outubro e o convênio foi celebrado no final de dezembro. Também foi constatado que as fotos utilizadas para comprovar o evento, conforme declarações, são de apresentações de candidatas à Rainha do Milho nos anos de 2001 e 2002, evento realizado no mês de junho.
Algumas pessoas ainda afirmaram não ter prestado serviços ou recebido os valores especificados nos recibos e nos demais documentos apresentados pelo ex-prefeito, para comprovar as despesas do convênio.
O juízo da 3ª Vara Federal julgou parcialmente procedente o pedido do MPF e condenou Querino Avelino ao ressarcimento integral do dano, que perfaz o valor nominal de R$14,6 mil e à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
O prefeito também terá que pagar uma multa civil no valor de 50% do valor a ser ressarcido e a ser revertido em favor da União e fica proibido de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos. Ele pode recorrer da sentença.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir