MP-PI trata sobre destinação do ICMS Ecológico a municípios
Trata-se de um benefício concedido aos municípios que se destacam na proteção ao meio ambiente.
O Ministério Público do Piauí realizou ontem (24) uma audiência para tratar sobre o ICMS Ecológico. Trata-se de um benefício concedido aos municípios que se destacam na proteção ao meio ambiente e foi estabelecido pela Lei Estadual nº 5.813/2008.
- Foto: MP-PIMP-PI realiza audiência para tratar sobre o assunto.
O objetivo da audiência foi tratar da necessidade de observar os critérios estabelecidos na lei e decreto estaduais para a escolha dos municípios premiados com o ICMS ecológico. As promotoras de Justiça Denise Aguiar e Everângela Barros enfatizaram a falta de clareza nos critérios utilizados para a escolha e ausência de acompanhamento da premiação e destinação do dinheiro aplicado.
O auditor-fiscal ambiental da SEMAR (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) afirmou que, após abertura do edital do ICMS Ecológico, as prefeituras municipais possuem o prazo de 45 dias para apresentação da documentação necessária, que é verificada por auditores ambientais da Secretaria. Segundo ele, é a partir daí, que se dá o processo de escolha dos municípios contemplados.
O representante da PGE (Procuradoria Geral do Estado) afirmou que anualmente a SEMAR tem a obrigação de publicar edital e que em 2018, 37 municípios piauienses manifestaram interesse em participar da premiação. Para ele, isso causa preocupação da auditoria ambiental em observar a escolha dos premiados para que não haja irregularidades, tendo em vista que alguns municípios vêm recebendo tal benefício e não se sabe como o dinheiro está sendo aplicado.
Ao final, foi deliberado que o CAOMA (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente) e o CACOP (Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público) designarão data para reunião com o presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) e o Diretor de Meio Ambiente da SEMAR.
O objetivo é de esclarecer os questionamentos sobre como acontecem as reuniões do Conselho e a escolha dos municípios premiados. Também foi proposta a formalização de termo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas para fins de integração do Ministério Público na comissão de assessoramento da premiação do ICMS Ecológico.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar
-
PMPI é premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público por inovação
A premiação ocorreu na última sexta-feira (22), pela iniciativa "Controle e Rastreabilidade de Material Bélico da PMPI". -
Mais de 200 beneficiadas recebem o pagamento de novembro da bolsa estudantil no Piauí
Segundo o secretário da Educação, o objetivo do programa é proporcionar qualificação profissional abrindo caminhos para que as mulheres mudem suas realidades. -
PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI). -
Mais de 3.500 mulheres são acolhidas na Casa da Gestante de Parnaíba
A estrutura da Casa conta com dez leitos, distribuídos em dois quartos, além de uma ampla área de convivência, cozinha equipada, consultório, lavanderia, copa e banheiros. -
Plano Estadual da Primeira Infância será lançado nesta segunda em Teresina
O evento vai reunir, no Diferencial Buffet, das 8h às 17h, gestores e técnicos dos 224 municípios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir