Advogado denuncia omissão por parte do juiz da comarca de Bom Jesus
De acordo com o advogado, não ocorrem audiências há 10 meses na cidade de Redenção do Gurguéia, que faz parte da Comarca de Bom Jesus.
O advogado Marcos Amorim, do município de Redenção do Gurgueia, relatou ao Viagora a situação de abandono da Comarca da cidade.
De acordo com o advogado, não ocorrem audiências há 10 meses, pois o juiz da Justiça Comum de Bom Jesus, Élvio Ibsen Coutinho, responsável pela Comarca, desde o decreto de agregação feito pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ), em agosto de 2016, não comparece ao município como determina o TJ.
- Foto: Stret View
Fórum de Bom Jesus
“É o seguinte, na agregação de Comarcas no Piauí, de acordo com a resolução que foi determinada pelo Tribunal de Justiça, os juízes das Comarcas agregadas teriam que obrigatoriamente fazer audiências nos nossos municípios, no caso Redenção do Gurguéia, que no caso a nossa Comarca foi agregada a Bom Jesus”, explicou Marcos Amorim.
O advogado também explicou que em Redenção do Gurguéia existe um Posto Avançado da Justiça, onde as audiências devem ocontecer, com a presença do juiz de Bom Jesus, que deveria se deslocar pelo menos 3 vezes no mês ao município que é responsável.
- Foto: Diário do Tribunal de Justiça
Decreto de agregação das Comarcas feito pelo TJ-PI
“Lá [Redenção do Gurguéia] tem um Posto Avançado da Justiça e nesse Posto Avançado o juiz teria que ir lá e fazer as audiências do município no próprio município. Só que ele desde setembro nunca foi. O que acontece, ele não está obedecendo a lei em relação a agregação e está fazendo as audiências de Redenção em Bom Jesus”, explicou Marcos.
Segundo Marcos, outro problema causado é que a sociedade acaba gastando mais, com deslocamento, advogados de outros municípios, o que também afeta os advogados de Redenção do Gurguéia.
“O que faz a sociedade gastar mais ainda, com transporte, gastar com advogado de Bom Jesus, em vez de procurar um advogado de Redenção, procura um de Bom Jesus, e o certo é que desde setembro o juiz nunca pisou na Comarca de Redenção do Gurgueia”, disse.
Além da omissão, o advogado relatou que o magistrado não recebe os advogados no Fórum, fato que é contra a lei.
“O que acontece também é que a gente chega em Bom Jesus para despachar com ele, ele não recebe advogado, manda a gente procurar a assessora dele, a Sandra. Eu mesmo já comuniquei a OAB de Bom Jesus, que tentou já conversar com ele para dizer que ele está agindo incorretamente de acordo com a Lei 8.906, que diz que o juiz deve receber os advogados”, finalizou Marcos Amorim.
Outro lado
O Viagora entrou em contato com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí e foi informado de que o assunto deveria ser tratado diretamento com o magistrado. Por quatro dias, o Viagora tentou contato com o juiz, inclusive ligando para o telefone da Comarca de Bom Jesus, mas as ligações não foram atendidas.
-
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade. -
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir