Viagora

Dudu pede prestação de contas do dinheiro gasto na FMS

O vereador relata que as pessoas que dependem do SUS estão sofrendo discriminação.

Através de requerimento verbal, o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), solicitou durante a sessão de ontem (20) na Câmara Municipal de Teresina, a prestação de contas do dinheiro gasto na Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Nunca vi alguém, em poucos meses, fazer uma revolução tão negativa na saúde, como o secretário Silvio Mendes. Todos os dias aparecem novos problemas e isso é uma desumanidade e falta de compromisso com a população. Por isso, apresento esse requerimento verbal para saber se houve ou não um superfaturamento da Prefeitura”, criticou Dudu.

  • Foto: DivulgaçãoVereador DuduVereador Dudu

Segundo o vereador, as pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), estão sofrendo discriminação, pois o SUS da capital está desintegrado. E citou o caso do Hospital São Carlos Borromeu, na zona leste, que teve o repasse suspenso e a energia elétrica cortada.

Ao final da sessão, os vereadores Dr. Lázaro (PPS) e Cida Santiago (PPS) e Dudu (PT), foram até o Hospital São Marcos (HSM) e conversaram com o diretor executivo Joaquim Almeida, a respeito da suspensão de tratamento oncológico de pacientes do SUS pelo Hospital. 

De acordo com Joaquim, “não houve e não haverá suspensão de tratamento oncológico de pacientes do SUS pelo Hospital São Marcos, que desde 1953 é a principal instituição especializada nesse tipo de atendimento médico de alta complexidade e que responde por 99% de toda a demanda de tratamento oncológico do estado do Piauí. O esforço atual do hospital é no sentido de melhor qualificar o atendimento oncológico de alta complexidade. Fica mantido o atendimento de intercorrências em crianças submetidos ao tratamento oncológico de alta complexidade no HSM. Em todos os estados brasileiros não há concentração total de tratamento oncológico na sua instituição”

A direção do Hospital São Marcos foi convidada para participar de uma audiência na Câmara Municipal de Teresina com o objetivo de melhorar a gestão da Saúde Pública da capital.

Facebook
Veja também