OAB-PI ajuíza ação judicial contra lei que proíbe o Uber em Teresina
Ação pede ainda uma liminar que suspenda imediatamente os efeitos da lei na capital.
Na manhã desta terça-feira (14), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, ingressou com uma ação judicial no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), solicitando a declaração de inconstitucionalidade da lei municipal que proíbe o funcionamento do Uber em Teresina. Uma liminar que suspenda imediatamente os efeitos da lei também foi solicitada.
Na ação, a OAB aponta que a lei é inconstitucional por ferir o princípio da livre iniciativa e da livre concorrência, e que o Município e a Câmara Municipal de Teresina invadiram a competência da União para legislar sobre diretrizes da política nacional de trânsito e transporte, onde cabe ao município somente adequar as leis estaduais e federais à cidade.
- Foto: Divulgação
Ação judicial aponta inconstitucionalidade de lei que proíbe Uber em Teresina
Em Teresina, o artigo 2º da Lei Municipal nº 4.942/2016 instituiu normas para coibir a atividade econômica que consiste no transporte clandestino e/ou irregular de passageiros, o que acabou atingindo o serviço de Uber na capital.
“A OAB chegou à conclusão de que a Lei Municipal que proíbe os aplicativos de transporte de passageiros em Teresina é inconstitucional por ferir o princípio da livre iniciativa e da livre concorrência. A Ordem defende que qualquer pessoa que queira explorar essa atividade econômica possa fazer, desde que haja uma regulamentação. O que não pode acontecer é a proibição por meio de uma lei municipal, como está ocorrendo”, criticou o presidente da OAB-PI, Chico Lucas.
Segundo o presidente, a OAB não é a favor da concorrência desleal, mas defende que não pode haver aniquilação da concorrência. “Estamos defendendo a regulação desse tipo de transporte pelo município de Teresina, uma vez que a atual proibição está na contramão do que diz a Constituição Federal e Estadual do Piauí, que fere, inclusive, o Direito do Consumidor, por tirar da população a oportunidade de escolher o melhor serviço que queira utilizar”, finaliza.
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir