Juiz manda prefeito de Redenção do Gurgueia pagar piso dos professores
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da cidade impetrou mandado de segurança pedindo o pagamento do piso nacional.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Redenção do Gurgueia-PI (SINTERG) impetrou mandado de segurança contra ato do prefeito municipal que determinou o reajuste dos vencimentos dos professores básicos em patamar inferior ao especificado pela norma de caráter geral da União.
O SINTERG afirma que o prefeito enviou à Câmara Municipal o projeto de lei nº 07/2017 realizando o reajuste do piso salarial de todas as classes do magistério de forma abaixo do piso nacional estipulado na Lei nº 11.738/2008.
O prefeito, através de seu órgão de representação judicial, alegou sobrecarga dos trabalhos dos profissionais que acumulam cargos com Estado e o Município, levantando questão referente à capacidade/possibilidade de os professores suportarem uma jornada extensa de trabalho.
O juiz Elvio Coutinho condenou o prefeito, no dia 19 de dezembro de 2017, a implementar na folha de pagamento de magistério público municipal da educação básica os valores referentes ao piso nacional, reajustado no patamar 7,64% sobre o valor atualmente vigente, devendo ser este o percentual a atualizar a remuneração do magistério em todos os níveis de carreira.
Determinou também a inclusão de pagamento do piso nacional do magistério no orçamento de Redação do Gurgueia para o ano de 2019 e seguintes, já que foi, segundo ele, ultrapassado o prazo para o envio das propostas referentes ao ano de 2018.
Na decisão, o juiz citou a Constituição Federal que expressa o direito ao piso salarial dos profissionais, a Lei nº 11.738/2008 que foi citada pelo Sindicato, e também decisões do Supremo Tribunal Federal que tratam sobre o tema.
Redenção do Gurgueia
Piauí
-
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade. -
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir