Operação Arrivismo da Polícia Federal cumpre mandados em Teresina
As investigações iniciaram no momento em que a GCU recebeu o relatório da Central de Operações Estaduais da Secretaria-Adjunta da Fazenda do Estado do Maranhão.
Em parceria com a Polícia Federal (PF), a Controladoria Geral da União (CGU) participa nesta quinta-feira (17) da Operação Arrivismo, com o objetivo de combater organização criminosa que utilizou de dispensa de licitação para direcionar a contratação de empresa para fornecimento de material hospitalar durante a pandemia no município de Pedreiras (MA).
As investigações iniciaram no momento em que a GCU recebeu o relatório da Central de Operações Estaduais da Secretaria-Adjunta da Fazenda do Estado do Maranhão, que apontava indícios de que empresa sem a capacidade operacional teria sido contratada pelo município de Pedreiras para o fornecimento do material.
Ao analisar o processo de licitação da empresa a CGU verificou que os valores oferecidos na pesquisa de preços pelas empresas consultadas guardavam correlação exata (proporção) em relação aos valores unitários apresentados pela contratada, o que é indício de conluio e de simulação de pesquisa de preço.
De acordo com a CGU, no decorrer da investigação, foi verificado a existência de relação de parentesco entre sócios das empresas que participaram da pesquisa preliminar de preços e da existência de fluxo financeiro entre essas empresas e a contratada.
De acordo com a CGU, a operação consiste em mandados de busca e apreensão em municípios do Maranhão e em Teresina, capital do Piauí, além de afastamento de sigilos telefônicos telemático e bancário. O trabalho envolve a participação de quatro auditores da CGU e de 66 policiais federais.
-
Acusado de matar homem a facadas é condenado a 16 anos de prisão em Teresina
Conforme a denúncia do Ministério Público, o acusado matou a vítima, pois estava inconformado com a cobrança da dívida de um boné. -
Criminoso é morto a tiros em praça na zona Leste de Teresina
A principal suspeita é de que o jovem estava realizando um assalto e um policial reagiu, atingindo o suspeito. -
Denarc prende suspeitos de integrar facção em operação no Alto da Ressurreição
A ação ocorreu em um prédio abandonado conhecido como “Laje” e tem como objetivo o combate ao tráfico de drogas. -
PRF apreende carga com 38,01 m³ de madeira ilegal na BR-316 em Picos
A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BR-316, no km 294 da rodovia. -
PF prende homem com celulares e tablets sem nota fiscal no Aeroporto de Teresina
O suspeito foi encaminhado a sede da PF, mas, após os procedimentos cabíveis, foi posto em liberdade mediante pagamento de fiança.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir