Casa de Palha auxilia pessoas com câncer através do artesanato
Segundo a assistente social da Casa de Palha, Ravane Sena, o Projeto vem sendo realizado para estimular a convivência entre as mulheres, a troca de experiências e melhorar a autoestima.
Através do Projeto Artesanato do Bem, a ONG Casa de Palha, localizada no centro da cidade de Timon (MA), vem ajudando mulheres da região e pessoas acolhidas a vencer na vida, ganhar renda extra e também a superar problemas de saúde, especialmente, as pessoas diagnósticas com câncer.
- Foto: Karoline Sampaio
Uma vez por semana é realizada uma oficina de artesanato com o auxílio da voluntária, psicopedagoga e especialista em reabilitação cognitiva Creuza Alves. “Eu venho trabalhando as dificuldades de aprendizado delas através da terapia e do artesanato. Desde criança eu já trabalhava como voluntária, é uma coisa de família. Com eu me aposentei e não queria ficar em casa, comecei a participar de projetos como esse, visitar ONGs e comunidades, compartilhando meu trabalho. Eu me sinto realizada como pessoa e como profissional pois é totalmente gratificante”, disse Creuza.
Segundo a assistente social da Casa de Palha, Ravane Sena, o Projeto Artesanato do Bem vem sendo realizado para estimular a convivência entre as mulheres, a troca de experiências e também a auto estima das pessoas que participam. A assistente social explicou que as oficinas são realizadas todas as quintas-feiras, e algumas mulheres após participarem, seguem reproduzindo o que aprendem. “O artesanato promove uma geração de renda para elas, pois muitas tiveram que abandonar seus empregos. É uma atividade que podem fazer em casa, ou até mesmo no hospital enquanto acompanham os filhos. Toda semana temos uma técnica nova”, explicou Ravane.
- Foto: Karoline Sampaio
Mesmo com as dificuldades financeiras para conseguir material para confeccionar as peças de artesanato, Elane Gonçalves, uma das participantes da oficina, relatou que consegue lucrar fazendo o que aprendeu durante os cursos de artesanato.
“Não ganho muito, pois não tenho dinheiro para comprar o material para fazer, mas eu faço e vendo. Se eu tivesse material, não brincava em serviço. Aprendi muito na Casa de Palha com os artesanato, gostei muito. O artesanato dá lucro sim, se eu tivesse recursos daria para gerar ainda mais”, disse Elane.
Para algumas dessas mulheres o projeto realizado pela Casa de Palha é visto como uma oportunidade de aprender e esquecer por um momento das complicações do câncer, enquanto se divertem e começam a fazer algo novo. É o caso de Luzenir Lima, que demonstrou alegria ao falar das atividades desenvolvidas na ONG. “Aqui é uma casa de acolhimento que nos recebem bem. Meu bem estar melhorou muito depois que comecei a vir para cá. Aqui é só alegria. Eu me sinto bem acolhida, é como se fosse minha família”, disse Luzenir. “Aquele tempo em que a gente tá fazendo o artesanato, está esquecendo de todos os problemas e virando uma coisa melhor na mente das pessoas que atravessam a dificuldade que é esse tratamento”, finalizou.
Colaboração de Karoline Sampaio.
-
Funeral do papa Francisco será no sábado, anuncia Vaticano
. A cerimônia seguirá o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que orienta os ritos funararios reservados ao pontífice. -
Corpo do Papa Francisco será transferido para Basílica de São Pedro nesta quarta
Ao contrario de seus antecessores, Francisco deixou diretrizes próprias para seu funeral. -
Papa Francisco morre aos 88 anos em Roma, anuncia Vaticano
O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos -
Aposta de Santa Catarina acerta a Mega-Sena e fatura R$ 52 milhões
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números premiados foram 02, 13, 16, 31, 44 e 55. -
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 50 milhões
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir