CFM permite publicidade médica por meio das redes sociais
O Conselho Federal de Medicina também permitiu que os médicos repostem elogios, inclusive de famosos, e vendam produtos, desde que não sejam alimentícios ou remédios, práticas que eram proibidas.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou que os médicos provam propagandas mostrando o antes e depois dos pacientes através das redes sociais. A decisão foi proferida nesta terça-feira (12), considerando uma consulta pública com mais de 2,6 mil médicos.
Além disso, com a mudança também foi permitido que os médicos repostem elogios, inclusive de famosos, e vendam produtos, desde que não sejam alimentícios ou remédios, práticas que eram proibidas.
Conforme a decisão do CFM, deve haver uma credibilidade e responsabilidade nestas publicações, por isso os profissionais devem incluir, obrigatoriamente, o número do registro profissional na descrição do perfil.
Os médicos devem ainda comprovar se são de fato especialistas indicando onde e quando fizeram o curso da área, é necessário também diferenciar especializações curtas e pós-graduações.
O conselho ainda destaca que os profissionais não poderão conceder “selo de qualidade” nos produtos comercializados. Ao postar o antes e o depois do paciente não será autorizado utilizar filtros e é preciso mostrar diferentes biotipos, apresentando indicações e restrições de saúde.
Em relação aos medicamentos, o CFM decidiu que seus nomes comerciais, bem como de produtos alimentícios, cosméticos e médicos não poderão ser divulgados.
Além disso, os tratamentos publicizados devem considerar a recomendação do Ministério da Saúde. Por fim, foi permitido a divulgação de preços e promoções.
Com informações da Revista Oeste
Conselho Federal de Medicina
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