ONS diz que apagão foi provocado por “separação elétrica”
Por meio de nota, o órgão afirmou que houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. “A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência".
Nesta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão que afetou 25 estados e o Distrito Federal foi resultado de uma ocorrência no sistema que causou “separação elétrica” das regiões Norte e Nordeste das Regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre as áreas. As causas dos problemas ainda são investigadas.
Por meio de nota, o órgão afirmou que houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. “A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, disse a ONS. Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivesse se desconectado do Sul e Sudeste. A ação programada foi para evitar que o problema se espalhasse.
A falta de energia começou por volta das 8h20 e foram atingidos as seguintes unidades do país: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Parnaíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Roraima foi o único estado que não foi afetado pelo apagão.
A nota informou que a energia nas regiões Sul e Sudeste foi restabelecida. “Até as 11h40, já foram recompostos 38% da carga da Região Norte e 80% da Região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste”.
A ONS destacou que “o operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”.
Leia abaixo nota na íntegra:
“Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até as 11h40, já foram recompostos 13.500 MW de carga, 38% da carga da Região Norte e 80% da Região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas."
Com informações do Metrópoles.
Ministério de Minas e Energia
Agência Nacional de Energia Elétrica
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir