Empresas terão que incluir raça e etnia nos registros administrativos
A medida foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.
Nesta segunda-feira (24), presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou e publicou no Diário Oficial da União a lei que modifica o Estatuto da Igualdade Racial. A alteração prevê que dados sobre raça e etnia de trabalhadores, sejam inclusos nos registros administrativos dos empregados no setor público e privado.
De acordo com o Governo Federal, a nova norma é um importante passo na promoção da igualdade étnica e no combate às desigualdades sociais resultantes do racismo. A Lei 14.553/23, prevê também que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realize a cada cinco anos, uma pesquisa que estime o número percentual de vagas ocupadas no setor público.
Ainda segundo o governo, a transformação da lei visa produzir informações que permitam superar estigmas raciais na sociedade brasileira. Por meio de nota, o Palácio do Planalto diz que ao incluírem a identificação de etnia e raça do trabalhador, os registros das empresas vão poder implementar políticas públicas.
O Governo Federal, divulgou nas comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, a resolução de destinar no mínimo 30% dos cargos em comissões e encargos de confiança na administração federal para pessoas negras.
Com informações da Agencia Brasil.
Por Kalita Leão
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir