Anvisa aprova registro de teste para varíola dos macacos
De acordo com a Anvisa, o kit molecular foi fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pode detectar regiões genômicas dos vírus Orthopox, Monkeypox, e Varicella Zoster.
Nesta terça-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou o primeiro registro de teste para diagnóstico de varíola dos macacos no Brasil.
De acordo com a Anvisa, o kit molecular foi fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pode detectar regiões genômicas dos vírus Orthopox, a varíola comum; Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos; e Varicella Zoster, um dos vírus do herpes.
Ainda de acordo com o órgão, o teste é baseado na tecnologia de PCR em tempo reala agência informa que ele é indicado para o processamento de cínicas.
Segundo a Anvisa, durante o processo de aprovação o órgão analisou requisitos técnicos, que que incluem o desempenho clínico e o gerenciamento de risco. A agência informa também que levou 39 dias para o teste ser avaliado. “A avaliação do pedido de registro pela Anvisa levou 39 dias, incluindo 17 dias utilizados pela empresa solicitante para atender as exigências técnicas feitas pela agência. A avaliação dos testes para monkeypox ocorre em regime de prioridade na agência, conforme decisão da diretoria colegiada”, informou.
Ainda segundo a Anvisa, a disponibilização dos testes no mercado é de responsabilidades da empresa que detém o registro do produto.
Com informações da Agência Brasil
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir