Candidatos só podem ser presos em flagrante a partir deste sábado
De acordo com a Justiça Eleitoral, o objetivo da norma é garantir equilíbrio da disputa eleitoral e o pleno exercício das atividades de campanha por parte das candidatas e candidatos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que a partir deste sábado (17), nenhum candidato ou candidata poderá ser detido ou preso. A regra é do Código Eleitoral do parágrafo 1º artigo 236 (Lei nº .737 de 1965). A única exceção será para prisões em flagrante delito.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o objetivo da norma é garantir equilíbrio da disputa eleitoral e o pleno exercício das atividades de campanha por parte das candidatas e candidatos. Além de buscar prevenir que prisões sejam utilizadas como estratégia para prejudicar algum postulante a cargo eletivo por meio de constrangimento político ou afastando o candidato da campanha.
Conforme o TSE, o primeiro turno das Eleições 2022 será no dia 2 de outro. Caso aconteça qualquer prisão neste período, o preso deverá ser conduzido à presença do juiz que verificará a ilegalidade da detenção, “a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator, segundo o 2 parágrafo do Código Eleitoral.
Caso ocorra um possível segundo turno, ao partir do dia 15 de outubro, os candidatos e candidatas que estiverem concorrendo não poderão ser presos ou detidos, somente se for em flagrante, informou o TSE.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2022
Política
Justiça Eleitoral do Piauí
Justiça Eleitoral
-
Padre Chrystian Shankar se recusa a batizar bebês reborn
O padre Chrystian, influenciador digital com mais de 3,6 milhões de seguidores, viralizou ao publicar uma nota sobre o assunto. -
Gessy Lima fala sobre “febre” dos bebês reborn e defende relações reais
A ex-secretária municipal fez um apelo para que as pessoas não fujam das relações humanas. -
IDOMED encerra inscrições para vestibular unificado de Medicina nesta terça
A seleção oferece oportunidades em diversas regiões do Brasil e a prova será realizada online no dia 18 de maio. -
Conclave: escolha do novo papa começa nesta quarta-feira
A Capela Sistina será palco do processo que reúne 133 cardeais; fumaça branca indicará ao mundo a eleição do novo pontífice -
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 20 milhões
O concurso 2.858 foi sorteado neste sábado (3), mas ninguém acertou as seis dezenas
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir