Conta de energia sem cobrança extra passa a valer neste sábado
Segundo o Governo Federal, a redução estimada nas contas de luz para o consumidor é de cerca de 20%
A partir de sábado (16), com o fim da bandeira de escassez hídrica, que resultava em uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 kWh, a conta der luz pode ficar mais barata. A medida que encarecia os custos da energia elétrica, estava em vigor desde setembro de 2021.
Segundo o Governo Federal, a redução estimada nas contas de luz para o consumidor é de cerca de 20%. Isso será possível porque, com os reservatórios de quatro das cinco regiões do país mais cheios, é possível ao operador do sistema elétrico nacional, dispensar o uso de termelétricas, que têm custo maior do que o das hidrelétricas. Apenas os reservatórios da Região Sul estão baixos, devido à estiagem que atinge a região.
O Ministério de Minas e Energia já havia anunciado que a bandeira de escassez hídrica terminaria no final deste mês. A medida, no entanto, acabou sendo antecipada em cerca de 15 dias.
A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil enfrentou, em 2021, a pior seca já registrada na história.
“Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, informou a pasta.
Conforme o ministério, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil.
O secretário de Energia Elétrica do ministério, Christiano Vieira, disse que atualmente os reservatórios estão, em média, com 70% de níveis de armazenamento, o que segundo ele, “é muito relevante nessa época do ano”.
*Com informações da Agência Brasil
Ministério de Minas e Energia
-
Receita Federal libera nesta sexta-feira consulta ao maior lote de restituição
De acordo com os dados, mais de 6,3 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões; pagamento será feito em 30 de maio -
Padre Chrystian Shankar se recusa a batizar bebês reborn
O padre Chrystian, influenciador digital com mais de 3,6 milhões de seguidores, viralizou ao publicar uma nota sobre o assunto. -
Gessy Lima fala sobre “febre” dos bebês reborn e defende relações reais
A ex-secretária municipal fez um apelo para que as pessoas não fujam das relações humanas. -
IDOMED encerra inscrições para vestibular unificado de Medicina nesta terça
A seleção oferece oportunidades em diversas regiões do Brasil e a prova será realizada online no dia 18 de maio. -
Conclave: escolha do novo papa começa nesta quarta-feira
A Capela Sistina será palco do processo que reúne 133 cardeais; fumaça branca indicará ao mundo a eleição do novo pontífice
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir