Mercado financeiro calcula aumento da inflação de 5,82% para 5,88%
Essa estimativa consta do Boletim Focus desta segunda-feira (21), de uma pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC).
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerada a inflação oficial do Brasil, subiu de 5,82% para 5,88% para este ano.
Essa estimativa consta do Boletim Focus desta segunda-feira (21), de uma pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Já para o ano que vem, a projeção da inflação ficou em 5,01%. Para os anos de 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,5% e 3%, respectivamente.
Em uma meta para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
A projeção do mercado para a inflação do ano que vem também está acima do teto previsto. Para os anos de 2023 e 2024, as metas fixadas são de 3,25% e 3%, respectivamente, também om os intervalos de tolerância de 1,5 ponto percentual. Para 2023, os limites são de 1,75% e 4,75%.
Em outubro, a inflação subiu 0,59%, após três meses de deflação. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,7% no ano e 6,47% em 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para conseguir alcançar a meta de inflação, o BC usa a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A expectativa é de que a Selic encerre o ano nos mesmos 13,75%. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11,5% ao ano. E para 2024 e 2025, a previsão é de Selic em 8% ao ano, para os dois anos.
Com informações da Agência Brasil.
Banco Central
-
Enem dos Professores: prazo para adesão das redes de ensino termina nesta quarta
A avaliação será aplicada anualmente e tem como objetivo auxiliar na contratação de professores por meio de concursos públicos e seleções simplificadas. -
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais. -
Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir