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Brasileiros podem receber alertas de desastres naturais por WhatsApp

Segundo a Defesa Civil nacional, o objetivo do envio de mensagens é “desenvolver a percepção de riscos pela população e, consequentemente, prevenir ocorrências graves.”

Os brasileiros já podem receber alertas de desastres naturais por meio do WhatsApp. O serviço já está ativo desde o último sábado (12), para ter acesse é necessário realizar o cadastro. As mensagens são enviadas pelas equipes de Defesa Civil dos estados e municípios, através da plataforma “Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap)”, gerida pela Defesa Civil Nacional. A ação é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o WhatsApp, plataforma de mensagens privadas que pertence à Meta, e a Robbu, empresa especializada em automação de comunicações.

Os alertas são enviados atualmente por SMS pela plataforma Telegram, TV por assinatura ou pelo Google. Segundo a Defesa Civil nacional, o objetivo do envio de mensagens é “desenvolver a percepção de riscos pela população e, consequentemente, prevenir ocorrências graves.” Podem para a população as seguintes orientações: “Nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo”. Durante o período que antecede o verão, antes das grandes chuvas, acontece a parceria entre as entidades.

Conforme o MDR, o Brasil é o primeiro país a ter o serviço de alertas por WhatsApp. A Meta afirma que o aplicativo está baixado em mais de 120 milhões de celulares brasileiros. O ministério divulgou que o serviço de envio de notificações será gratuito. Para desenvolvimento do robô de atendimento, uma colaboração foi acordada com a Robu, empresa licenciada pelo WhatsApp no Brasil. Na parte dos envios de alertas municipais, o MDR é o responsável.

De acordo com MDR, os avisos serão gerenciados por órgãos estaduais e municipais através da plataforma Idap, que é mantida pelo órgão nacional desde 2017. No momento, todos os estados estão cadastrados, mas apenas 148 dos 5,5 mil municípios integram a plataforma. O ministério considera de grande importância todos os municípios possam se cadastrar, para terem comunicação de forma mais direta com os moradores. Os responsáveis em cada cidade devem criar login e senha, preencher um formulário e enviar um ofício pela autoridade do município que autoriza a operação da ferramenta pelo usuário.

Ainda de acordo com o MDR, um curso online sobre o uso da plataforma será oferecido, em uma parceria da Defesa Civil Nacional com a Escola Nacional de Admiração Pública. Apenas pessoas cadastradas, ou seja, com usuário e senha, acessam a Idap. O Ministério disse em nota que tem por padrão trabalhar com as regras de segurança e de tecnologia da informação. “São regras aplicadas pelos órgãos de governo para impedir que o banco de dados seja acessado”.

Como receber

O Ministério da Defesa divulgou que os interessados em receber os alertas, devem se cadastrar pelo número (61) 2034-4611 ou pelo link. Logo após, é interagir com um robô de atendimento, basta enviar um “oi”. Depois dessa etapa, a pessoa tem que informar sua localização atual ou escolher outra de interesse. O robô vai confirmar o desejo de receber os alertas e disponibilizará os termos de uso de política de privacidade, que regulamentam o projeto, para o usuário aceitar.

Várias localidades podem ser cadastradas, o que torna possível acompanhar os diferentes lugares que o interessado frequenta ou quando realiza uma viagem. O usuário pode compartilhar a localização e digitar o código de endereçamento postal, clicar em enviar ou digitar município e enviar. As áreas de interesse podem ser editadas a qualquer momento, informou o MDR.

Com informações Agência Brasil.

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