Agricultura familiar terá cadastro CAF a partir dessa terça-feira
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ferramenta foi adotada para qualificar as unidades familiares da agricultura familiar.
A partir dessa terça-feira (01), o acesso a programa, ações e políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar deverá ser feito exclusivamente via Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ferramenta foi adotada para qualificar as unidades familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar, além de empreendimentos familiares rurais e formas associativas de organização da agricultora familiar.
Conforme o Ministério, a modificação decorre do fim do prazo de emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), que será encerrada nesta segunda-feira (31).
A Pasta informou ainda que com a mudança, o CAF será a principal ferramenta do agricultor familiar para acesso aos programas federais, sendo utilizado para verificação da aposentadoria rural. “Desde 2 de janeiro deste ano, o CAF já estava substituindo gradativamente a DAP/Pronaf, que deixará de ser emitida. As DAPs continuarão válidas até o fim da sua vigência, não sendo necessário que o beneficiário se antecipe ao fim da vigência de sua DAP”, apontou o Ministério.
Segundo o Mapa, os agricultores que não têm a DAP ativa precisarão buscar, a partir de 1º de novembro, a Rede CAF. “Neste momento, praticamente toda Rede DAP já fez a sua migração para a Rede CAF. Espera-se que, até o final de 2023, 2.519.854 famílias sejam beneficiadas por meio do registro de inscrição ativa no CAF”, completa a Pasta.
Com informações da Agência Brasil.
Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)
do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir