Agricultura familiar terá cadastro CAF a partir dessa terça-feira
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ferramenta foi adotada para qualificar as unidades familiares da agricultura familiar.
A partir dessa terça-feira (01), o acesso a programa, ações e políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar deverá ser feito exclusivamente via Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ferramenta foi adotada para qualificar as unidades familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar, além de empreendimentos familiares rurais e formas associativas de organização da agricultora familiar.
Conforme o Ministério, a modificação decorre do fim do prazo de emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), que será encerrada nesta segunda-feira (31).
A Pasta informou ainda que com a mudança, o CAF será a principal ferramenta do agricultor familiar para acesso aos programas federais, sendo utilizado para verificação da aposentadoria rural. “Desde 2 de janeiro deste ano, o CAF já estava substituindo gradativamente a DAP/Pronaf, que deixará de ser emitida. As DAPs continuarão válidas até o fim da sua vigência, não sendo necessário que o beneficiário se antecipe ao fim da vigência de sua DAP”, apontou o Ministério.
Segundo o Mapa, os agricultores que não têm a DAP ativa precisarão buscar, a partir de 1º de novembro, a Rede CAF. “Neste momento, praticamente toda Rede DAP já fez a sua migração para a Rede CAF. Espera-se que, até o final de 2023, 2.519.854 famílias sejam beneficiadas por meio do registro de inscrição ativa no CAF”, completa a Pasta.
Com informações da Agência Brasil.
Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)
do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir