Fiscais do Mapa poderão certificar frutas e hortaliças
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visa formalizar normas internacionais para frutas e hortaliças.
Nesta quinta-feira (20), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em colaboração com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) oferece curso de formação de inspetores com o objetivo de aplicação de normas internacionais para frutas e hortaliças.
Segundo a Mapa, após a finalização do curso, os inspetores estarão aptos a avaliar lotes desses produtos e assinar a certificação, o que deve acelerar o fluxo de exportação. Além da parte teórica, os inspetores participaram de atividades práticas, em que puderam observar defeitos em frutas e saber o que é aceitável ou não pelo mercado externo.

Conforme o Ministério da Agricultura, a participação do Brasil no Esquema OCDE para Frutas e Hortaliças começou a ser articulada em 2015 e agora chega à etapa final com a formação dos inspetores. A OCDE reúne 38 países e tem sede na França.
Para o representante da OCDE Jose Brambila, o projeto visa nivelar a aplicação de medidas na comercialização do Esquema de Frutas e Hortaliças. “O principal objetivo do Esquema de Frutas e Hortaliças da OCDE é facilitar o comércio por meio da harmonização de implementação e interpretação de normas de comercialização. Outro objetivo é facilitar o reconhecimento mútuo das inspeções pelos países participantes”, destacou.
Com informações da Agência Brasil
do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir