Viagora

INSS tem menor fila de concessões com 976 mil processos no Brasil

Segundo dados do INSS, somente em janeiro deste ano a fila contava com 1.865.209 requerimentos em análise.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) atingiu o menor estoque de pedidos para o Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais, registrando 976 mil processos em outubro deste ano. Com isto, a fila de espera reduziu e há expectativa de que possa diminuir ainda mais.

Segundo dados do INSS, somente em janeiro deste ano a fila contava com 1.865.209 requerimentos em análise. Com ou sem concessão de benefício, a média de requerimentos finalizados atualmente atinge a 630 mil por mês, este número representa 70% a mais que os 462 mil pedidos novos que são solicitados mensalmente, em média, à autarquia federal.

Ainda de acordo com o instituto nacional, hoje 560.342 pedidos fazem parte do estoque de processos iniciais do benefício por incapacidade, que estão em procedimento de análise pela pericia da Secretaria de Perícia Médica Federal.

Diante da ampliação de análises processuais mensalmente, o INSS tem a expectativa de que a fila para garantir o benefício possa ficar menor. A medida foi garantida através da inclusão no Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade, de processos de requerimento inicial com prazo de análise expirado.

Além disso, o INSS explica que estes pedidos são investigados de forma mais aprofundada, com o objetivo de identificar eventuais benefícios que foram fornecidos irregularmente ou incorretamente.

O INSS informou também que o programa também prevê pagamento de bônus aos servidores que trabalham exclusivamente na concessão de benefícios, através de programas de gestão por teletrabalho.

Com informações do R7.

Facebook
Veja também